2021: Semana do Meio Ambiente da FAACZ tem como temas centrais Sustentabilidade e Cidadania

Sustentabilidade e Cidadania são os temas centrais da edição 2021 da Semana do Meio Ambiente promovido pela FAACZ. Estudantes e professores dos vários cursos de graduação da faculdade, bem como convidados externos participaram da abertura oficial do evento realizado no último dia 15. A atividade aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft.

 

A edição, deste ano, da Semana do Meio Ambiente foi organizada pelo Comitê de Extensão da FAACZ em parceria com a UFES. “Avaliando Impactos Econômicos do Programa Reflorestar” foi o tema da palestra de abertura, com o professor adjunto do Departamento de Economia da UFES, Dr. Renato Seixas. A atividade foi acompanhada e mediada pelos professores da FAACZ, Adriano Rui e Luiz Felipe Magnago Blulm.

 

Na ocasião, o palestrante convidado explicou o objetivo do Programa “Reflorestar” do Governo do Espírito Santo que visa aumentar a cobertura florestal do Estado, por meio de contratos celebrados entre produtor e Governo. Falou ainda sobre as modalidades do programa, que são: conservação de floresta em pé, regeneração natural, recuperação com plantio, sistemas agroflorestais, sistemas silvipastoris e floresta manejada.

 

Professor da Ufes explica o objetivo do Programa “Reflorestar” do Governo do Espírito Santo. Foto: Divulgação

Segundo o professor Renato, o programa “Reflorestar” atende mais de 2.200 propriedades em 72 municípios. Os contratos firmados com os produtores são de cinco anos, podem ser renováveis e tem pagamentos anuais.

 

“Desde sua implementação o programa teve alcance limitado como dinamizador da atividade econômica dos municípios participantes. Os municípios de menor porte têm obtido resultados mais importantes no setor agropecuário. Até o momento, os efeitos negativos têm surgido apenas sobre produção de milho”, explicou o docente da UFES.

 

Para o professor da FAACZ, Arismar Manéia, que também é presidente do Comitê de Extensão da faculdade, a Semana do Meio Ambiente visa um momento de formação e construção da ideia de cidadania na comunidade de Aracruz e entorno.

 

“A palestra de abertura trouxe uma sensibilização muito importante para todos os participantes, pois apresentou uma reflexão e abriu debates sobre a situação do meio ambiente, com foco na sustentabilidade e cidadania. Estamos atravessando um momento de medos e críticas quanto à nossa relação com o meio ambiente. Nosso planeta precisa de cuidados e para isso necessitamos ter uma consciência sobre nossas ações em relação ao meio ambiente, no qual estamos inseridos”, alertou o presidente do Comitê de Extensão.

 

Rovena da Silva Costa, aluna do 5º período do curso de Pedagogia da FAACZ, participou da live e afirmou: “A apresentação do professor Renato Seixas foi muito rica para todos nós, pois trouxe uma inovação no tema e uma forma de despertar cada um de nós para o nosso compromisso com o meio ambiente. Parabéns ao Comitê de Extensão pela iniciativa deste evento”, salientou a universitária.

 

Resultados econométricos do Programa “Reflorestar”. Foto: Divulgação.

O palestrante

 

Renato Seixas é doutor em Agricultural and Resource Economics pela Universidade da Califórnia, Berkeley (2014), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do Grupo de Pesquisa em Econometria.

 

Semana do Meio Ambiente FAACZ

 

Na próxima terça-feira, 22 de junho, às 19h30, pela plataforma Teams da Microsoft a Semana do Meio Ambiente da FAACZ realiza uma Roda de Conversa Online sobre Meio Ambiente e Relações Humanas. O evento é aberto ao público em geral e as pessoas interessadas só precisam acessar o link do evento para participar, clicando aqui.

 

Para abordar a temática, foram convidadas a mestra em Geografia pela UFES e graduada em Ciências Biológicas, Maria Elisa Tosi Roquette, que tem experiência na área socioambiental com desenvolvimento de projetos e pesquisas. Maria Elisa atua principalmente na construção metodológica e aplicação de abordagens participativas, análises de dados, elaboração técnica e gestão de equipes.

 

Já Marcella Nunes Tavares é mestra em Ecologia Humana e Conflitos Sociais Contemporâneos pela Universidade Nova de Lisboa e graduada em Ciências Biológicas. Marcela atua como pesquisadora e consultora ambiental em pesquisas socioambientais e socioeconômicas com enfoque na conservação ambiental integrada ao desenvolvimento local.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste