2022: FAACZ retoma o Programa de Estágio Internacional em parceria com ABIPE e IAESTE

 

Em 2022, a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) retomou com o Programa de Estágio Internacional, em parceria com ABIPE e IAESTE. O programa estava paralisado desde de 2020 devido a pandemia de Covid-19. Única instituição no Espírito Santo que realiza esse intercâmbio, a FAACZ tem investido nesse aprimoramento dos seus alunos, para agregar ao futuro profissional, conhecimentos valiosos em um idioma estrangeiro.

 

Inovar a educação passa, necessariamente pela busca do conhecimento e a FAACZ tem se mostrado com disposição para romper fronteiras e alcançar o objetivo. Com esse programa a faculdade recebe alunos estrangeiros no formato de intercâmbio para o desenvolvimento de estudos e pesquisa na sua respectiva área de formação. Ao final do estágio, o resultado do trabalho de pesquisa do aluno intercambista é apresentado em cerimônia aberta ao público.

 

Durante o período de estágio, o intercambista fica hospedado na casa de um responsável, aluno de algum curso de graduação da FAACZ. A partir daí, é feito todo um trabalho de monitoramento e acompanhamento desse aluno estrangeiro. O estudante em estágio internacional tem que seguir regras e procedimentos internos da FAACZ até a finalização do estágio, bem como seguir toda a legislação brasileira acerca de estrangeiros no Brasil.

 

Na outra mão do programa, os universitários da FAACZ, em estágio internacional, também ficam em casa de alunos escolhidos e selecionados pela faculdade que ofereceu a vaga de estágio, ou seja, a faculdade de destino, sendo sujeitos às mesmas regras e procedimentos da faculdade de destino até o final do estágio.

 

“O ponto chave de todo esse processo é a interação e a sinergia que surge de todo esse entrosamento. Os alunos passam a ter acesso a outra cultura e, atrelado a sua cultura natal, desenvolvem uma nova visão de mundo e como podem fazer negócios no futuro. É uma grande chance de desenvolvimento de networking e, claro, as redes sociais ficam bombando”, ressaltou o professor da FAACZ e coordenador de estágio internacional, Jussélio Rodrigues Ribeiro.

 

Desde 2009, o programa já recebeu 66 estudantes estrangeiros. Para 2022, há uma aluna inscrita de Gana (país da África Ocidental), cujo início do estágio internacional está previsto para setembro. Por outro lado, até 2020, a FAACZ enviou 25 estudantes, de seus vários cursos de graduação, para programas no exterior.

 

O professor Jussélio Ribeiro, coordenador do programa, reitera que: “Temos necessidade que estudantes da FAACZ se prontifiquem em acolher em suas casas alunos estrangeiros”. O coordenador do programa está disponível para esclarecimentos, que se fizerem necessários, sempre às segundas e terças-feiras, à noite, ou no e-mail jusselio@fsjb.edu.br.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste