Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo conhecem Estação de Tratamento de Água do SAAE Aracruz

Foto: Divulgação

 

Estudantes do 2º Ciclo, Módulo II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ conheceram nesta terça-feira, 27 de março, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz. A visita técnica foi uma aula de campo da disciplina de Infraestrutura Urbana, ministrada pelo professor Evandro Abreu. Na unidade, os universitários e o prof. Evandro tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas de funcionamento e os processos químicos necessários para o tratamento da água distribuída no município de Aracruz.

 

Além de acompanhar o caminho que a água percorre até chegar aos imóveis, o grupo de estudantes recebeu informações do engenheiro químico do SAAE e egresso da FAACZ, Victor Matheus Bonifácio Alves, sobre a importância do consumo da água tratada e o uso consciente, bem como apresentou todo o processo para tratamento da água realizada na sede de Aracruz. “A água precisa apresentar algumas qualidades essenciais para estar adequada ao consumo humano. E para que isso aconteça, o SAAE se responsabiliza pela captação, por todo o tratamento e pela posterior distribuição da água”, explicou Victor.

 

Ana Elisa Testa Frigini é uma das alunas de Arquitetura e Urbanismo que participou da aula de campo e falou sobre o que aprendeu: “Hoje, passamos a conhecer melhor todos os recursos utilizados para realização dos tratamentos químicos e físicos da água – floculação e coagulação – além de todos os equipamentos – calhas de distribuição, comportas, colmeias, filtros, decantadores e reservatórios – que antes só tínhamos visto por meio de imagens em sala”.

 

A estudante também explicou como foi essa experiência fora da sala de aula: “Durante a visita, o encarregado apresentava também ao grupo alguns dados obtidos na unidade em comparação com o serviço nacional como, por exemplo, a perda de água, cuja porcentagem local é de 35% e a média nacional é de 40%. Além de comentar sobre os futuros projetos que estão sendo desenvolvidos que possuem o objetivo de melhorar as redes de distribuição. Por fim, há de se concluir que uma visita em campo após apresentação da matéria em sala, é uma maneira eficaz para um melhor entendimento e fixação de conteúdo”. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste