Alunos da FAACZ participam de aula inaugural do Programa Nossa Bolsa


Fotolegenda: Universitários da FAACZ ingressantes do Programa Nossa Bolsa 2019 na entrada principal do Palácio Anchieta. Foto: Divulgação

 

Alunos dos cursos de graduação da FAACZ ingressantes do Nossa Bolsa de 2019 participaram da aula inaugural do Programa, na manhã, da última segunda-feira, 25 de março, no salão São Tiago no Palácio Anchieta, em Vitória. Os acadêmicos foram acompanhados pela colaboradora da Secretaria de Bolsas da faculdade, Fernanda Piol.

 

Também marcaram presença na solenidade o coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação da FAACZ, prof. Marcos Halasz e o coordenador dos cursos de Engenharia da faculdade, prof. Harerton Dourado.

 

Em seu discurso, o governador do Espírito Santo lembrou seus tempos de estudante e ressaltou a importância da educação para promover mudanças significativas no mundo. “Eu aposto e acredito muito na educação como instrumento para promover as mudanças necessárias que o mundo precisa. Por isso, fico muito feliz em dar minha contribuição através de programas como o Nossa Bolsa”, pontuou Renato Casagrande.

 

O Nossa Bolsa é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A grande maioria das bolsas cobre 100% da mensalidade em cursos presenciais, mas o programa também oferece bolsas parciais de 50%, além daquelas voltadas à graduação a distância.

 

Durante a aula inaugural, os participantes puderam conferir uma palestra ministrada pela professora e psicanalista Margarida Eugênia com o tema “Sou universitário. E agora?”. Ela abordou os desafios, possibilidades e o que se espera de alguém que acaba de entrar no Ensino Superior.

 

Luana da Silva dos Santos é caloura da FAACZ do curso de Engenharia Mecânica e falou como foi participar da aula inaugural: “Foi uma experiência única conhecer as pessoas que fazem com que o meu sonho de ingressar na faculdade se torne realidade, mesmo que grande parte do esforço seja da minha parte, tenho plena certeza que sem o programa muitos estudantes de classe média-baixa não teriam essa oportunidade”.

 

E concluiu dizendo a universitária: “É gratificante saber que todo meu esforço está sendo recompensado, minha caminhada e de todos os outros universitários ingressantes no ano de 2019 apenas começou. Ser universitária, o que para mim sempre foi um sonho, hoje se torna realidade. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e ao Programa Nossa Bolsa, que juntamente com a FAACZ me deram essa oportunidade de cursar Engenharia Mecânica: um curso que eu amo”.

 

O programa

 

Criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em 2006, o Programa Nossa Bolsa tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por meio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação nas instituições privadas do Estado. Em 2019, 1.105 alunos ingressaram nas faculdades através do programa, que abrange 71 municípios capixabas e tem 38 instituições de ensino envolvidas.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste