Alunos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ organizam o 1º Seminário Integrado de Finanças

Fotolegenda: Secretário de Finanças, Zamir Rosalino, conversa com universitários sobre “Finanças Públicas”

 

Ontem (13/06), à noite, aconteceu o 1º Seminário Integrado de Finanças organizado pelos estudantes do 1º Ciclo/Módulo III dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ. O Seminário foi realizado no auditório da faculdade e contou com a presença de professores e dos alunos do 7º Período de Ciências Contábeis. A atividade foi supervisionada pelos professores Jussélio Rodrigues Ribeiro e Edvan Guidote Ribeiro.

 

Também marcaram presença, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, prof. Izaque Vieira Ribeiro. A atividade teve como objetivo proporcionar ao universitário a contextualização entre teoria e prática, por meio do debate e da interação com profissionais da área de Finanças.

 

Na ocasião, o secretário municipal de Finanças da Prefeitura de Aracruz, Zamir Gomes Rosalino, falou sobre “Finanças Públicas” explicando o Plano Plurianual; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); as Receitas Tributárias, de Contribuições e Patrimonial, dentre outros assuntos.

 

Em seguida, o CEO da Bauner Gestão Financeira, Edval Henrique de Oliveira abordou o tema “Finanças Pessoais” falando sobre as transformações que as novas tecnologias estão ocasionando no mercado de trabalho e na relação do dinheiro que já vem ganhando uma versão digital conhecida como criptomoedas. Edval é ex-aluno da FAACZ do curso de Ciências Contábeis e sócio-diretor da Brasker Informações Inteligentes.

 

“Promover esse tipo de evento possibilita ao acadêmico contextualizar com o mundo real, conhecer as dificuldades e os desafios inerentes à profissão. Além de mostrar ao aluno que existem conteúdos, que podem ser abordados, que ainda não se encontram em livros da área de sua formação acadêmica. Daí a importância de se fazer esse paralelo entre o conteúdo aprendido em sala de aula e o que trazemos em forma de palestra, com o intuito de provocar no aluno certa inquietação quanto ao seu lado empreendedor”, ressaltou o professor Jussélio Ribeiro.

 

Saiba a opinião de quem participou

 

“Conhecer um pouco mais sobre as Finanças do município possibilitou a quebra de alguns paradigmas que temos sobre Finanças Públicas. Já aprender sobre a Gestão das Finanças Pessoais foi uma grande oportunidade para obter novas informações e buscar alternativas de crescimento pessoal”. Camila Agner de Oliveira Fernandes, do 1º Ciclo/Módulo III, do curso de Administração.

 

“Edval nos mostrou como podemos fazer nossos planejamentos pessoais e nos incentivou a traçar sonhos e objetivos. Observei que a FAACZ forma grandes profissionais, por isso, tenho orgulho de fazer parte dessa instituição que trabalha com respeito e cuidado com todos os seus alunos. Com o Zamir aprendemos como funciona o orçamento feito em Aracruz, bem como, a administração do dinheiro público que precisa ser transformado em benfeitorias para a sociedade”. Michele Ferreira Costa, do 1º Ciclo/Módulo III, do curso de Ciências Contábeis.

 

“Percebi que as Finanças Públicas não são tão simples como imaginava. Existe todo um processo burocrático para a realização de qualquer projeto, que passa por várias aprovações. Já nas Finanças Pessoais aprendi como melhorar o controle financeiro, bem como, utilizar aplicativos modernos que podem nos auxiliar nesse planejamento, acompanhando as tendências do universo digital. Foram temas de extrema relevância para o nosso aprendizado, complementando o ensino ofertado em sala de aula”. Brenda Santana Fachetti, estudante do 1º Ciclo/Módulo III, do curso de Ciências Contábeis.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...