Alunos de Administração realizam trabalho prático de Marketing em lojas do Oriundi
Antes do recesso escolar no mês de julho, os estudantes do 1º e 3º períodos do curso de Administração da FAACZ, acompanhados pelo professor Robson Moro Aioffi, realizaram uma atividade da disciplina de Marketing, no Shopping Oriundi, em Aracruz. A proposta da atividade consistiu em uma observação das lojas existentes no shopping pelos universitários, objetivando determinar o público-alvo, o produto vendido, o preço entregue pelo estabelecimento e como o lojista trabalha o Mix de Marketing.
Segundo o professor Robson, o trabalho objetivou despertar no estudante de Administração o Planejamento de Marketing. “Levar o acadêmico para um ambiente real para que ele possa “sentir o calor” de colocar em prática a teoria de sala de aula é um grande aprendizado, pois auxilia o universitário a pensar o negócio do ponto de vista do cliente e os fatores ambientais que interferem na sua decisão de compra”, explicou o docente da FAACZ.
Para a estudante Livia Pessotti Bergamini, atualmente no 4º período de Administração, a atividade de análise do Mix de Marketing desenvolvida no Shopping Oriundi foi de grande relevância para o conhecimento dos produtos que as lojas entregam para seus clientes, o comportamento do seu consumidor e a impressão que o estabelecimento deixa para o público que ali frequenta.
“Tivemos alguns desafios para explorar a loja somente pela percepção e analisando externamente, principalmente, sem poder ter um bate-papo com o proprietário. Além disso, esse trabalho contribuiu para termos uma visão mais clara do mercado, conhecendo o meio em que essas lojas atuam e a maneira que se mantém competitivas, extraindo as habilidades e estratégias das ferramentas do Marketing”, pontuou a universitária.
De acordo com a aluna Kênia Pereira da Costa, também do 4º período de Administração, atividades realizadas fora do ambiente de ensino ajuda a compreender na prática o que é passado em sala.
“A visita e a realização da atividade no Shopping Oriundi foi de suma importância para nós, alunos, a desenvolver nossas habilidades de observação e comparação, permitindo uma visão mais ampla dos consumidores desses estabelecimentos. Não esquecendo do trabalho em equipe, divisão de tarefas e o diálogo entre os colegas de turma”, destacou a estudante de Administração.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br