Alunos de Arquitetura e Urbanismo participam de minicurso de vídeo

Foto: Divulgação

 

Na semana passada, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ participaram de um minicurso de vídeo ministrado por Lucas Araújo Ferreira, aluno da escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Lucas contou com a colaboração de Marina Novis também aluna de Cinema. Durante a oficina foram dadas orientações básicas para produção de vídeo; elaboração de roteiro, noções de fotografia, edição, som e trilha sonora, bem como a apresentação do concurso do “Festival do Minuto” e a realização de uma oficina de roteiro.

 

Um dos objetivos da oficina foi trabalhar com formas alternativas de linguagem para expressão de ideias e conceitos em Arquitetura e Urbanismo, assim como utilizar as tecnologias de comunicação e informação nos conteúdos das disciplinas como forma de auxiliar na relação ensino/aprendizagem, além de integrar os alunos dos diversos períodos por meio de instrumentos que fazem parte do seu cotidiano. Sem contar que o material produzido pelos universitários a partir do minicurso de vídeo servirá de acervo para a Semana de Arquitetura e Urbanismo.

 

Os professores Gilton Luís Ferreira, Andréa Curtis Alvarenga, Karina de Sousa da Silva, Fabiano Vieira Dias e Ivana Souza Marques, que também é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, são os docentes responsáveis por viabilizar a realização do minicurso de vídeo na faculdade.

 

Segundo Ferreira, tradicionalmente, os processos de ensino e aprendizagem apoiam-se nas linguagens verbal e escrita: “Ensina-se por meio da fala do professor, escuta dos alunos, leitura e transcrições de textos, perguntas e respostas orais e escritas, havendo pouco espaço para o uso de outras linguagens, que aos poucos vêm sendo incorporadas ao universo escolar, mas que já são amplamente utilizadas pelos nossos alunos em seu cotidiano. Ou seja, a escola brasileira, com raras exceções, vive em descompasso com os alunos. Somos analógicos e eles digitais. Estamos ainda na era do “quadro e giz”, enquanto eles navegam no ciberespaço”.  

 

E concluiu dizendo o prof. Gilton: “Na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar com esta linguagem a tendência é darmos mais atenção ao discurso, às ideias e conceitos; precisamos, portanto, aprender a pensar por imagens. O projeto que os alunos de Arquitetura e Urbanismo aprendem a fazer também é um tipo de linguagem. O que estamos querendo é abrir novas fronteiras e possibilidades, trilhar por caminhos que tornem a relação ensino/aprendizagem mais prazerosa, profunda e que permita novas experiências. Enfim: vamos sair da caixinha, da mesmice, da zona de conforto”.

 

Saiba a opinião de quem participou do minicurso

 

“A oficina foi enriquecedora e esclareceu pontos essenciais para a criação do exercício proposto pelos professores. De forma dinâmica foi apresentado fatores que influenciam a forma que vemos um vídeo e o que ele pode nos proporcionar. Mesmo com poucas horas, foi suficiente para aguçar a curiosidade sobre a linguagem audiovisual dentro do universo arquitetônico”. Letícia Pereira Freires, aluna do 8º período.

 

“Gostei demais do minicurso. Muito produtivo para aguçar a nossa criatividade. Sem dizer que trouxe interação para todas as turmas da Arquitetura”. Gustavo Concas Lopes, estudante do 8º período.

 

“Na oficina de audiovisual apresentada pelo Lucas foram exibidos diversos vídeos e feitas as explicações detalhadas dos processos para elaboração de um curta junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo, o que auxiliou no entendimento de um tema que para muitos era novidade. De maneira geral, a atividade proposta nos possibilitou um olhar para as questões que tangem a Arquitetura e Urbanismo em diferentes ângulos através do audiovisual”. Karla Garcia Correia, aluna do 8º período.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste