Alunos de Enfermagem realizam estudo sobre sustentabilidade social e ambiental adotada por empresas de Aracruz e região

O Preservarte realiza inclusão com projetos artísticos e em prol da preservação do meio ambiente. Imagem Internet

Promover reflexões sobre a responsabilidade das empresas do município de Aracruz (ES) e região nas questões referentes aos impactos ambientais e sociais foi a proposta da atividade feita pela professora Helania Mara Grippa Rui, que ministrada a disciplina de Saúde e Meio Ambiente, aos estudantes do 3º período do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Durante as aulas da disciplina, se intensificou as discussões e compreensão das atividades junto aos universitários sobre algumas empresas, no sentindo de compreender o que está sendo realizado por elas, no quesito sustentabilidade. Foram estudadas pelos acadêmicos, por exemplo, as empresas: Suzano Papel e Celulose, EcoTex – Energia Solar, Instituto Preservarte, EDP – Energia Elétrica (Escelsa), dentre outras.

 

Segundo a professora Helania Mara, o meio ambiente mantém uma relação direta com a saúde contribuindo de maneira significativa para o bem-estar da população.

 

“Dada o contexto das relações entre homem, meio ambiente e a saúde, o estudo da sustentabilidade das empresas se tornou indispensável, principalmente no que diz respeito em oportunizar aos alunos da FAACZ, em perceber as ações adotadas pelas empresas, na relação da preservação do meio ambiente, para um processo de qualidade de vida, saúde das comunidades e dos funcionários das empresas estudadas”, pontuou a docente.

Suzano exemplo de empresa socialmente responsável, com foco na sustentabilidade e no meio ambiente. Imagem: Internet

Helania explicou ainda que: “O trabalho proposto analisou as práticas do processo de sustentabilidade social e ambiental de algumas empresas. Proporcionou aos alunos entender como determinadas empresas sustentáveis adotam certas posturas e realizam ações em busca do equilíbrio para as comunidades locais”.

 

A professora do curso de Enfermagem finalizou dizendo: “Este estudo, que fizemos, das empresas e sua relação com o meio ambiente e a saúde vem agregar reflexões e intensificar a importância de analisarmos as práticas de sustentabilidade das empresas, para minimizar os impactos sociais e ambientais dentro da sociedade e nas comunidades onde elas estão instaladas”, afirmou.

 

Para a estudante de Enfermagem Denise Terci Laporti, a dinâmica de realizar pesquisas em sites, estudos, seminários, vídeos, para compreender o processo de sustentabilidade realizada pelas empresas em relação aos impactos sociais e ambientais, foi muito positivo.

 

“O conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e as informações da empresa estudada, teve muito significado para nós, alunos, e toda a comunidade pois, propiciou uma proximidade maior e compreensão de algumas empresas bem como estas se relacionam na qualidade de vida dos cidadãos nos dias de hoje e nas futuras gerações”, salientou a universitária da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste