Alunos de graduação participam da Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Projetos Integradores

Foto: Alessandro Bitti

 

Com o objetivo de desenvolver a consciência científica e apresentar aos universitários o verdadeiro papel da pesquisa no Ensino Superior, a FAACZ promoveu nos dias 21, 22 e 23 de novembro, mais uma edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC) – 2018 e a Mostra de Projetos Integradores. Os eventos possibilitam a interdisciplinaridade entre os cursos de graduação, sendo desenvolvidos em paralelo as atividades de sala de aula.

 

Durante a Jornada de Iniciação Científica foram apresentados 21 trabalhos sendo seis de forma discursiva/oral para uma banca composta por examinadores externos do CNPq e 15 trabalhos apresentados na forma de banners. Todos os trabalhos vão estar nos anais da Jornada de Iniciação Científica da FAACZ na forma de Resumo Expandido.

 

O coordenador de Pesquisa da FAACZ, prof. Marcos Halasz, destaca a importância de despertar e incentivar o interesse dos alunos de cursos de graduação em técnicas e métodos científicos: “O aprendizado não pode ficar restrito as barreiras da sala de aula. O graduando deve buscar o conhecimento no dia a dia e saber usá-lo para o seu aprimoramento”, afirmou.

 

“Para entregar ao mercado um profissional tecnicamente capacitado, nosso trabalho vai além de ministrar conteúdos em sala de aula; é necessário desenvolver no aluno o senso da pesquisa – assim surgiram diversas inovações, não só em Engenharia, como em outras áreas. Nesse sentido, o programa de Iniciação Científica da FAACZ, cujo clímax é a Jornada de IC, é uma oportunidade ímpar para nossos alunos desenvolverem Ciência”, explicou o coordenador dos cursos de Engenharia, prof. Harerton Dourado.

 

Além da Iniciação Científica, o aluno da FAACZ desenvolve os chamados Projetos Integradores que, de acordo com o coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística, prof. Izaque Vieira, corroboram para a aprendizagem significativa dos alunos. “Ao juntar conteúdos, os que são ensinados em disciplinas específicas, apresentam a integralidade da formação acadêmica que pretendemos ofertar aos alunos”, ressaltou Vieira.

 

“Todo o processo da Iniciação científica foi essencial para adquirir boas e novas experiências para a vida profissional, ao agregar conhecimentos e práticas em pesquisa com o desenvolvimento de novos métodos de trabalho na busca por resultados. Na etapa de apresentações da Jornada de IC ficou evidente a gratificação de todos os participantes ao compartilhar os conhecimentos adquiridos durante um ano do desenvolvimento das pesquisas e, ao testemunhar os avanços de informações nas áreas afins, avanços esses, importantes para o meio acadêmico e para a sociedade como um todo”, explicou Karla Garcia Correia, aluna do 8° período de Arquitetura e Urbanismo.

 

De acordo com Bárbara Letícia Peroni, aluna do 8º período do curso de Engenharia Química, “a Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Projetos Integradores nos permitem assistir e apresentar trabalhos científicos, além de palestras que proporcionam novas experiências pessoais e profissionais, renovação de conhecimentos e interação com a comunidade acadêmica”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste