Alunos de graduação participam da Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Projetos Integradores

Foto: Ariel Cerri

 

Com o objetivo de desenvolver a consciência científica e, ao mesmo tempo, apresentar aos universitários o verdadeiro papel da pesquisa no Ensino Superior, a FAACZ promoveu no dia 23 de novembro, mais uma edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC) e no último dia 24, a Mostra de Projetos Integradores. Ambos são eventos oficiais da faculdade e se caracterizam como um espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade entre os cursos de graduação.

 

Durante dois dias, foram promovidas várias atividades acadêmico-científicas programadas pelos cursos de graduação, incluindo a apresentação dos Projetos de Pesquisa desenvolvidos nos diversos cursos. Robert Orlando Braz Giacomin, aluno do 6º período de Engenharia Química, assistiu algumas das apresentações e acha importante participar do Programa de Iniciação Científica da instituição. “A IC é uma forma de trabalhar o que aprendemos na faculdade e pôr em prática, seja sozinho ou em equipe. Além disso, faz com que nós, enquanto alunos, deixemos a zona de conforto”, afirmou.

 

Veja outras opiniões sobre a Jornada de Iniciação Científica

“A Jornada da Iniciação Científica foi de fato enriquecedora, pude presenciar excelentes projetos, inovadores e muito bem elaborados. Como participante, a Iniciação Cientifica foi uma excelente oportunidade e uma grande experiência. Com ela pude refletir sobre minhas possibilidades no meio acadêmico, meu papel e desempenho profissional, além de acrescentar conhecimentos e aperfeiçoar conteúdos já vistos em sala”. Géssica da Costa Bispo, 6º período de Engenharia Mecânica.

 

“O Projeto de Iniciação Científica tem sido de grande importância, tanto para alunos em processo de formação, quanto para as instituições que fomentam e abraçam a iniciativa a pesquisa, visando novas descobertas, contribuindo na formação de estudantes em pesquisadores, que anseiam a produção de novos conhecimentos”. Iacrisiane Custódio Ferreira, 6º período de Pedagogia.

 

“A Iniciação Científica é a oportunidade que o universitário tem de aplicar parte do que aprendeu com seus professores. Ter realizado um Projeto de IC foi de grande relevância para minha vida profissional e acadêmica. A faculdade tem um papel fundamental na formação de profissionais, mas a experiência de uma IC realizada nos coloca como pesquisadores e formadores de opinião, o que nos motiva e auxilia a ser um profissional mais crítico”. Jonathan da Silva Borges, 8º período de Engenharia Química.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste