“As dimensões do cuidar: essência da Enfermagem” foi o tema central da 1ª Semana de Enfermagem da FAACZ

Foto: Ariel Cerri

 

Com o tema “As dimensões do cuidar: essência da Enfermagem”, as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), por meio da Coordenação do Curso de Enfermagem, em parceria com o Hospital e Maternidade São Camilo (HMSC), realizou nos dias 17 e 18 de maio a 1ª Semana de Enfermagem. O evento aconteceu nas dependências da faculdade e proporcionou aos alunos e profissionais da área da Saúde de Aracruz e região minicursos, palestra, mesa-redonda e sorteio de brindes doados por vários parceiros da instituição. 

 

A Semana também comemorou o Dia do Enfermeiro, celebrado anualmente em 12 de maio. Na abertura oficial realizada no dia 17, a mesa diretiva contou com a participação da diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla; da presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral; do diretor executivo da FSJB, Richardson Moro; do conselheiro da FSJB, Dr. Sixto Nelson Quinonez Diaz, um dos incentivadores para implantação do curso de Enfermagem na FAACZ; do coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene; do presidente do Conselho Curador do HMSC, Evilásio Costa; do gerente assistencial de enfermagem do HMSC, Murilo Campagnaro e da coordenadora de RH da Fibria, Maria Inês Modenesi Recla.

 

Na ocasião, o Coral Cantares do HMSC cantou e encantou aos presentes apresentando um repertório com canções e músicas populares como “Raridade”, “Como é Grande o Meu Amor por Você” e “Aleluia, Aleluia”. O Cantares é formado por profissionais do maior hospital filantrópico de Aracruz, que realizam o trabalho de forma voluntária.

 

Em sua mensagem de boas-vindas, a diretora acadêmica da FAACZ agradeceu a presidente da FSJB, por ser a idealizadora desse projeto e a principal responsável pela conquista do curso de Enfermagem, e a Fibria pela doação dos equipamentos do Laboratório de Microscopia. “Esse é um sonho que nasceu no coração de nossos gestores e que fomos trabalhando. Possibilitando assim, a conquista do primeiro curso de Saúde da nossa macrorregião”, disse a prof.ª Adriana Recla.

 

Para o conselheiro da FSJB Dr. Sixto Quinonez, “a Semana de Enfermagem é motivo de muito orgulho, pois possibilitou a reunião de instituições coirmãs, a Fundação São João Batista e o Hospital e Maternidade São Camilo, que são importantíssimas para a sociedade de Aracruz e região, uma ofertando Educação aos jovens e a outra zelando pela Saúde da população”.

 

“Sentimo-nos felizes em caminhar de mãos dadas com a FAACZ, que tem como mantenedora a Fundação São João Batista, instituição que foi criada pelo Monsenhor Guilherme, assim como, o Hospital e Maternidade São Camilo. A necessidade de enfermeiros no mercado é grande e o hospital está passando por um momento de transformação. Para os bons profissionais dedicados sempre haverá oportunidade de trabalho”, afirmou o presidente do Conselho Curador do HMSC, Evilásio Costa.

 

“Monsenhor Guilherme foi à base desse município no que se refere à Educação e Saúde. Essa faculdade existe, pois ele a idealizou na década de 50, com a criação da Fundação São João Batista. Por isso, ele nunca será esquecido. Acredito que a FAACZ, por meio da Fundação, terá o curso de Medicina e a nossa coirmã, o Hospital e Maternidade São Camilo, será o nosso hospital-escola. Antes disso, outros cursos de Saúde virão”, ressaltou a presidente da FSJB Celi Cabral, que prestou uma homenagem ao conselheiro Dr. Adyr Rodrigues de Oliveira – que faleceu este ano – pai de Letícia Caliman Oliveira Vescovi, aluna do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

“Como acadêmica de Enfermagem sinto-me privilegiada e agradeço a Deus por fazer parte dessa primeira turma. O curso é lindo, os professores são excelentes, todos muito capacitados. Temos laboratórios para as matérias mais complexas como de Anatomia Humana, além disso, a biblioteca dispõe de todos os livros necessários para nossos estudos. A faculdade está realmente preparada para o curso de Enfermagem”, salientou Letícia Caliman.

 

A estudante de Enfermagem finalizou dizendo: “Quero agradecer a Celi Cabral, que de forma tão amorosa se dirigiu a mim na abertura do evento e fez uma homenagem maravilhosa ao meu falecido pai Dr. Adyr Rodrigues, que foi conselheiro desta instituição e amigo da presidente da FSJB. Agradeço pelas palavras, pelo carinho, pela força, obrigada por ser essa pessoa maravilhosa Celi, Deus te abençoe sempre”.

 

Como alunas da primeira turma de Enfermagem da FAACZ nos sentimos orgulhosas em fazer parte deste curso. A I Semana da Enfermagem destacou a importância da formação ética do enfermeiro e, principalmente, do cuidado com zelo e carinho dos nossos pacientes. Ressaltou também que nós enfermeiros precisamos sempre estar atualizados”, afirmaram as estudantes Angelica Tofoli e Cláudia Patrícia Munari.

 

Após a abertura oficial os participantes da Semana de Enfermagem da FAACZ assistiram à palestra sobre “Educação e Princípios Éticos como Fatores Diferenciais para a Formação do Profissional de Enfermagem como Cuidador”, ministrado pela enfermeira Vera Regina Bottan Pereira. Em seguida, foram direcionados para os minicursos: “Boas Práticas no Parto e Nascimento”, com o Dr. Eduardo Pereira Soares e o “Reconhecimento de Feridas e Condutas Curativas”, com a enfermeira Haana do Nascimento Costa.

 

A Semana de Enfermagem da FAACZ continuou no dia 18 de maio, com a mesa-redonda “Segurança do Paciente”, formada pela enfermeira Rosiane Scarpatt que abordou os “Profissionais de Saúde e suas Ações Iatrogênicas”; a pedagoga e psicóloga Marta Rossoni falou sobre as “Boas Práticas da Humanização na Assistência” e a assistente social do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) da UFES, Ana Paula Ribeiro Ferreira abordou o tema “Qualidade no Trabalho e seus Reflexos na Assistência à Saúde”.

 

Ao término da mesa-redonda, os participantes do evento foram direcionados para os minicursos: “Prevenção Cardiovascular: Necessidade x Ações Individual e Social” com o Dr. José Rodolfo Assad Cavalcante; “Cuidados Gerais e de Enfermagem ao Cliente Idoso” com a enfermeira Mariana Medeiros Mota. Marcaram presença na 1º Semana de Enfermagem funcionários da FSJB e de sua mantida FAACZ, colaboradores do Hospital e Maternidade São Camilo, alunos do curso de Enfermagem e profissionais da Saúde de Aracruz e região.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box