Atividade interdisciplinar tem como tema saúde mental nas organizações

Foto: Divulgação

“A saúde mental nas organizações” foi tema de atividade interdisciplinar realizada com os alunos do 5º período do curso de Administração da FAACZ em parceria com o curso de Psicologia. Os professores da faculdade, Jussélio Rodrigues Ribeiro e Danielle Guss, foram responsáveis pelo trabalho interdisciplinar, que aconteceu em sala de aula.

 

Na ocasião, a professora e psicóloga Danielle Guss citou Michael Foucault que em seu Vigiar e Punir (1975) aponta que com o advento do capitalismo e para que este se consolidasse, foram criadas instituições disciplinares: manicômios, prisões, conventos, escolas, indústrias. Instituições que promoviam a docilização dos corpos. Corpos aptos ao trabalho, instrumentalizados, o que o autor chama de adestramento dos corpos, obediente.

 

Segundo o professor Jussélio, “a temática vem em boa hora, pois os alunos trabalharam o subsistema de RH, manter pessoas, e dentro desse subsistema, dentre outras coisas, vimos o quanto é importante os cuidados da saúde e da segurança do trabalhador em todos os seus aspectos”.

 

“As instituições disciplinares têm o objetivo de ensinar como se vive, com esperanças de que este modo era o bom e que ele te levará a vitórias, as conquistas, basta que haja um esforço. Temos uma sociedade disciplinar, descrita pelo filósofo. A disciplina agirá em favor do lucro”, explicou Guss.

 

De acordo com a professora Danielle, um produto da disciplinarização é o apagamento das diferenças, construímos a normalidade e o que foge ao normal temos então o patológico como nos diz Canguilhem em “O normal e o patológico”. “Hoje em dia vivemos a cultura da pressão: por tempo, por resultados, por um corpo bonito, enfim, por tudo, além das nossas cobranças individuais”, afirmou a docente do curso de Psicologia.

 

Em sua fala, a professora Danielle cita a autora Suely Rolnik em um texto chamado: “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma. Nele a autora nos faz pensar em como ficam as forças de criação dentro deste sistema político-econômico.

 

“Para responder a pressão feita em nossa subjetividade é que se faz necessária a potência da criação e de resistência. Como liberar a vida desta dinâmica que as sufocam? Pergunta que a autora nos traz. E complementa com uma citação da autora: os sintomas mais recorrentes: a síndrome do pânico, as depressões inespecíficas e a exaustão sem fim, o tão divulgado stress cuja manifestação mais extrema é curiosamente chamada de burn out”, explicou Guss.

 

“A dinâmica da aula da professora Danielle chamou tanta a atenção dos alunos, ou seja, os cuidados que a área de Recursos Humanos tem que ter com a sua força de trabalho. Isso é fundamental em um momento em que somos altamente cobrados por resultados sem perceber o entorno em que estamos inseridos. Nesse sentido, temos a agradecer a professora Danielle pelos conhecimentos ensinados”, disse o professor Jussélio.   

 

Saiba a opinião dos universitários sobre a atividade

 

“Palestra sensacional. Tema muito sensível e necessário na atualidade. Verdadeiro diálogo aberto”. Jordana dos Santos Francisco

 

“A palestra foi fundamental, pois muitas vezes estamos sujeitos a sentimentos que são devidos a saúde mental, mas não percebemos, e nos submetemos a coisas que nos fazem adoecer. Podemos nos abrir e ficarmos em alerta sobre o diálogo, a fala, que é primordial para nossa saúde mental. Não importa o lugar onde estivermos”. Jullie Forestti Caliman

 

“Participar da palestra com a psicóloga Daniele foi uma honra, confesso que saí da aula completamente diferente. Eu sempre me cobrei muito em tudo que faço, e com ela aprendi que estava tudo bem se não desse certo, eu não ia ser ruim, por isso. A palestra foi mais que uma palestra, foi uma abertura ocular.

Se todos pudessem ouvir as palavras que foram ditas e aplicassem no dia a dia, não teríamos tantas pessoas doentes. Amei participar e participaria mil vezes”. Kesia Ribeiro de Oliveira

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste