Aula de campo: Estudantes de Direito analisam de forma crítica o meio ambiente urbano

Estudantes de Direito em aula de campo na praça Monsenhor Guilherme Schmitz. Foto: Divulgação

 

No último dia 19, 20 alunos do curso de Direito da FAACZ que estão fazendo a disciplina de Direito Ambiental, ministrada pelo prof. Wagner Carmo, que também é coordenador do curso, foram convidados a refletir sobre os principais aspectos relacionados com a qualidade de vida e a sustentabilidade nas cidades, com objetivo de analisar de forma crítica o meio ambiente urbano.

 

Para realizarem essa atividade os acadêmicos, acompanhados pelo professor, passaram pelos principais gargalos urbanos da cidade de Aracruz até chegarem na praça Monsenhor Guilherme Schmitz, que fica na região central do município.

 

Durante o trajeto, os acadêmicos verificaram a infraestrutura da cidade, bem como os paradoxos do crescimento econômico, em especial, os problemas relacionados com os moradores de rua; os desafios da limpeza pública; as questões envolvendo mobilidade urbana e iluminação pública; a impermeabilidade do solo; o sistema de drenagem sucateado e o entupimento das bocas de lobo; assim como o sistema de construção civil adotado no município e os impactos térmicos e, por fim, a importância das florestas urbanas.

 

“As aulas de campo, as atividades de extensão e as visitas técnicas são importantes ferramentas para a formação acadêmica. As atividades ‘extra muros” possibilitam ao discente aplicar os conhecimentos teóricos à luz da realidade social”, explicou o coordenador do curso de Direito da FAACZ, prof. Wagner Carmo. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste