Autismo: Estudantes participam de seminário realizado em Aracruz pela VidAzul

Foto: Divulgação

Estudantes dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia da FAACZ participaram do II Seminário sobre Autismo realizado pelo Grupo VidAzul – Voluntariado para Inclusão dos Autistas, em Aracruz, no último dia 13. O seminário aconteceu no auditório principal da empresa Imetame Metalmecânica e teve como tema central o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Na ocasião, alguns universitários além de ouvintes também foram monitores e auxiliaram na organização do seminário que contou com a parceria da FAACZ. Toda a atividade dos acadêmicos foi acompanhada pelo Comitê de Extensão da faculdade dentro do eixo de Inclusão Social. A primeira palestra do dia foi com o neurologista infantil, Dr. Thiago Gusmão, que também é coordenador do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia/Brasil/NASB.

 

Gusmão abordou o tema “Atualização e Novos Conceitos do TEA: do Diagnóstico Precoce às Novas Pesquisas”, frisando o aumento do número de casos diagnosticados do transtorno. O palestrante falou ainda sobre leis e como estas deveriam ser aplicadas aos portadores do TEA, assim como para todas as outras necessidades especiais que as pessoas podem ser portadoras.

 

Em seguida, a doutora em Psicologia Mylena Pinto Lima, que possui formação internacional em ABA – Análise do Comportamento Aplicada, explicou a “Intervenção Comportamental Intensiva da Infância a Vida Adulta: O que um programa ABA pode oferecer?”. O tema principal discutido por Lima foi o método ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), que é uma abordagem da Psicologia usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo.

 

Logo depois, a fonoaudióloga e especialista em Neuroeducação, Nathália de Paula Louzada debateu sobre o “Desenvolvimento da Fala e Comunicação em Crianças com TEA”, destacando o método PECS (Picture Exchange Communication System, na sigla em inglês), que é um Sistema de Comunicação por Troca de Figuras utilizado exclusivamente em indivíduos com autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas.

 

Encerrando o evento, a neuropsicopedagoga clínica Patrícia Scarpelli, que tem certificação internacional em Neurociência da Educação, falou sobre a “Adaptação Curricular e de Materiais no TEA”. Durante sua fala Scarpelli explicou que o sujeito autista deve ser avaliado de uma forma especial e que os educadores devem trabalhar com o portador de TEA, questões objetivas de forma dinâmica.

 

Para Michele da Rocha Souza, aluna do curso de Psicologia, participar do seminário sobre autismo agregou conhecimentos: “Várias dúvidas que tinha sobre autismo foram sanadas durante o evento. Afinal, pude compreender melhor como o portador de TEA é visto em nossa sociedade e quais são os métodos para trabalharmos de forma mais eficaz com esses indivíduos, respeitando os direitos e interesses desses sujeitos”.

 

“As palestras realizadas esclareceram várias dúvidas, bem como demonstraram a realidade vivida pelos portadores de autismo e pelos seus familiares. Abordaram questões voltadas a identificação de outras síndromes e transtornos que podem acometer crianças”, pontuou Talia Danielli Calheiros, aluna de Enfermagem.

 

Para a estudante de Psicologia Mara Adriana Guidolini, foi um dia de muito aprendizado: “Além de compreender melhor o Transtorno do Espectro Autista foi possível esclarecer dúvidas a respeito do diagnóstico deste quadro, compreender a forma de comunicação no autismo e o papel da família e da escola na inclusão, que são peças fundamentais neste processo”, disse.

 

Danielle Manara Salvador é estudante de Enfermagem e afirmou que: “O seminário foi enriquecedor com muitas informações sobre o autismo, com ponto de vista de diferentes profissionais da área da Saúde e Educação. Várias dúvidas puderam ser sanadas por pais e familiares de indivíduos que possuem esse tipo de transtorno”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

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