Câncer de mama: FAACZ e Secretaria de Saúde se unem e realizam ação social em Aracruz

Fotos: Divulgação

 

Quem passou pela Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no centro de Aracruz, no último dia 28, pôde participar da ação social promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), em comemoração ao Outubro Rosa. A ação social conscientizou as pessoas para a importância do controle do câncer de mama.

 

Na ocasião, alunos do curso de Enfermagem da FAACZ atuaram na Educação em Saúde sobre o câncer de mama, auxiliados por universitários de Pedagogia e Psicologia realizando várias atividades, dentre elas: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, solicitação de mamografia, orientações acerca dos níveis pressóricos e glicêmicos, encaminhamento a serviços de referência no município, escuta ativa, verificação de sinais vitais, dentre outras ações que o momento oportunizou.

 

Todas as atividades e orientações foram supervisionadas pela preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, Sheila da Penha Moraes Santos. O professor da faculdade Arismar Manéia, também participou do evento orientando os universitários nas atividades. Também marcaram presença no evento a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli e o diretor executivo da Fundação São João Batista (FSJB), Richardson Moro Schmittel.

 

Segundo a diretora acadêmica, “a parceria institucional da FAACZ com a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, é extremamente importante, pois é uma forma efetiva de atendermos às necessidades da sociedade carente de Aracruz. Por meio, dessa parceria o acesso a esses serviços é facilitado e o atendimento do cidadão é agilizado”, ressaltou.

 

 

Para o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, a trajetória da formação profissional do enfermeiro, do psicólogo e do pedagogo se faz através de um caminho de descobertas e de muito conhecimento. “Na FAACZ, além do ensino de técnicas e aprimoramento das habilidades para ser um bom profissional, os alunos possuem durante a sua jornada educacional alguns ensinamentos humanos”, afirmou o prof. João.

 

Arivabene finalizou dizendo: “É pensando na formação desses profissionais humanizados que entendem o seu papel na sociedade como pessoas que cuidam e lidam com cidadãos, que durante a sua formação, os alunos desenvolvem dentro da sala de aula, e também, fora dela aquisição de conhecimentos relevantes nessa construção profissional”.

 

Saiba a opinião de quem participou da ação social

 

“Com esse evento, todos nós cidadãos, podemos fazer uma avaliação da nossa saúde. Sem contar que, é muito importante para as mulheres, que não conseguem de imediato um exame de mama. Por meio deste evento, conseguem um atendimento mais rápido”. Indle Silva Rabelo, pedagoga.

 

“Esse tipo de ação é muito importante para todos nós. É a oportunidade de estar olhando a minha saúde. É o momento de aproveitar já que não tenho tempo de ir ao Posto de Saúde”. Madalena Gustavo, auxiliar de serviços gerais.

 

“Como nem todas as pessoas têm dinheiro para cuidar da saúde acredito que ações como essas deveriam acontecer mais vezes. É muito importante pensarmos na prevenção de algumas doenças”. Rosângela Ramos Pereira Martins, faxineira.

 

“Estou achando essa mobilização muito boa, porque é o único momento em que posso saber se minha saúde está ok”. Adriel de Oliveira Santos, morador de rua.

 

“Acredito que ações como essa deveriam acontecer mais vezes, principalmente, por termos dificuldade de acesso a alguns serviços”. Cláudia Aparecida Pereira, salgadeira.

 

“Essa mobilização está muito boa. Poderia ter mais vezes e acontecer uma edição em meu bairro”. Alzir Gomes, carpinteiro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste