Capacitação Docente: Professores e equipe de coordenadores participam de evento remoto

 

Na semana passada, a FAACZ realizou mais uma capacitação docente para o início do ano letivo de 2021. Professores e coordenadores de curso participaram do evento de forma online, pela plataforma Teams da Microsoft, devido o momento de pandemia que vivemos. A abertura da formação, no dia 1º de fevereiro, foi feita pela diretora acadêmica prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, que deu boas-vindas aos docentes em mais um semestre que se inicia.

 

Durante a sua fala a diretora salientou o cenário da FAACZ em 2021, explicou o que é o Protocolo de Biossegurança adotado pela faculdade e aproveitou para apresentar os novos professores contratados.

 

“O Protocolo de Biossegurança para Prevenção da Covid-19 na FAACZ foi estabelecido para que sejam adotadas medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas da instituição, que podem comprometer a saúde dos colaboradores, docentes e discentes decorrente da pandemia da Covid-19”, explicou a diretora acadêmica.

 

Na ocasião, ainda foi abordado pela prof.ª Adriana a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os cursos de graduação que irão passar por esse exame este ano, bem como será o retorno das aulas na faculdade, seguindo rigorosamente o Protocolo de Biossegurança para Prevenção da Covid-19.

 

Em seguida, o professor Dr. Marcos Roberto Teixeira Halasz falou com os docentes sobre as novas matrizes curriculares para os ingressantes dos cursos de graduação da faculdade, a nova política de extensão e sobre os cursos de graduação e pós-graduação previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da faculdade que devem ser lançados nos próximos anos, seja na modalidade presencial ou em EaD, o calendário letivo de 2021, dentre outras informações.

 

No dia 2, os professores e coordenadores da FAACZ participaram de um treinamento de biossegurança promovido pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Fundação São João Batista (FSJB). A capacitação ficou por conta do professor da FAACZ, João Carlos Arivabene, que é presidente do Comitê.

 

“Nesse processo de pandemia que estamos vivendo é necessário falarmos sobre o auto cuidar. Além de termos cuidados com a nossa saúde precisamos cuidar e supervisionar também as pessoas que fazem parte do nosso convívio, seja no âmbito pessoal, profissional ou acadêmico”, alertou o professor João.

 

 

Em sua fala o professor João explicou que os estudantes da FAACZ serão orientados sobre as regras existentes no Protocolo de Biossegurança para Prevenção da Covid-19 que prevê o seguinte: Só podem comparecer a faculdade para as aulas presenciais os estudantes que apresentarem termo assinado, autorizando a sua presença nas dependências da instituição de ensino e se comprometendo a seguir todas as orientações contidas nos cartazes e nas cartilhas sobre a prevenção a Covid-19.

 

Durante o treinamento, também foram apresentadas condutas para minimizar a possibilidade de contágio pela Covid-19: O uso de máscara num período máximo de quatro horas, sendo trocada de forma correta, assim como o seu manuseio; manter o distanciamento social mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; lavar as mãos com água e sabão, regularmente, de forma correta, bem como o uso de álcool 70%, seja em gel ou líquido, sempre que possível, assim como, diversos outros questionamentos que surgiram ao longo da capacitação.

 

Já no dia 03 os docentes participaram de reunião específica com o seu respectivo coordenador de curso. No dia 04, o prof. Dr. Harerton Oliveira Dourado falou sobre as disciplinas semipresenciais que na FAACZ começaram a ser ofertadas em 2017 e que em 2021 chegam a 28 disciplinas, com carga horária total de 1.800 horas.

 

“Disciplinas semipresenciais são aquelas que se utilizam majoritariamente de recursos de tecnologias de informação e comunicação durante a mediação e ministração do conteúdo, ocorrendo em parte a distância e em parte presencialmente”, explicou o professor Harerton.

 

Além disso, Harerton falou sobre o Comitê de EaD da FAACZ, na qual é presidente, o desafio de ser professor hoje em dia, a importância de entender o trabalho docente e o trabalho discente efetivo, a mediação pedagógica, dentre outras informações relevantes. A capacitação terminou no dia 05 com os professores dos cursos de graduação realizando o seu planejamento para as aulas que começam de forma remota para os alunos veteranos no dia 08 de fevereiro e de maneira presencial no dia 22 de fevereiro (segunda-feira).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste