Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos estudantes de Enfermagem na área da Saúde

Foto: Ariel Cerri

 

Ontem (22/05), à noite, aconteceu a Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz). A cerimônia marca o início da trajetória dos acadêmicos dessa área da Saúde e reuniu os graduandos, familiares e amigos, corpo docente, gestores e funcionários da instituição. A mesa diretiva foi composta pela diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla; pela presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral; pelo diretor executivo da FSJB, Richardson Moro Schmittel e pelo coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene.

 

Após a abertura oficial da cerimônia feita pela diretora acadêmica da FAACZ e o pronunciamento da presidente da FSJB, os graduandos receberam um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades de Enfermagem e o ingresso na área. A vestimenta branca, usada no dia a dia dos profissionais da Saúde, é utilizada como instrumento individual, principalmente, para prevenir a contaminação de doenças.

 

Os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e/ou madrinhas escolhidas por eles para participarem do momento. Pais, amigos e familiares participaram da entrega, em um momento de aproximação entre a comunidade acadêmica e a família. Assim como acontece no curso de Medicina, esses acadêmicos fazem o juramento de bem servir ao ser humano, cuidar da integridade das pessoas e atuar de maneira a melhorar a qualidade de vida da população.

 

Elisângela Dutra participou do evento como madrinha do seu irmão Elielton Dutra de Sousa e para ela a solenidade foi um momento de iniciação e incentivo aos estudantes de Enfermagem. “Poder participar desse momento como madrinha foi emocionante e prazeroso. Parabenizo a FAACZ pela iniciativa e, principalmente, por envolver a família na vida acadêmica dos alunos. Desejo aos universitários e a instituição todo sucesso nessa nova jornada”, disse.

 

Na ocasião, a colaboradora da FSJB Vera Cuzzuol, conduziu uma homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz, fundador da Fundação São João Batista e do Hospital e Maternidade São Camilo, contando um pouco da sua trajetória de vida e como o pároco foi defensor incondicional da difusão da educação na sociedade local e como pensava no bem-estar da população de Aracruz e região ao zelar por sua saúde.

 

Para a presidente da FSJB o sucesso da instituição depende de cada um de nós, como Monsenhor afirmava na década de 50. “A homenagem prestada hoje a Monsenhor Guilherme foi mais do que merecida, pois ele nos deixou um grande legado para a educação e saúde de Aracruz e região. Vocês alunos que fazem parte da primeira turma de Enfermagem da FAACZ devem aproveitar todo o conhecimento que será transmitido durante o curso. Afinal, conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Só posso desejar que vocês sejam felizes na profissão que escolheram e quando entrarem na prática que se doem aos pacientes”, ressaltou Celi Cabral.

 

Durante a cerimônia o prof. João Carlos Arivabene contou para os acadêmicos a história do jaleco e sua importância dentro da área da Saúde, em sua explanação o coordenador do curso de Enfermagem mencionou o correto modo de fazer uso do jaleco e sua importância como equipamento de proteção individual. Essa foi a primeira vez que a FAACZ realiza a Cerimônia do Jaleco no curso de Enfermagem.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...