Ciclo de Palestras na FAACZ aborda o tema “O que é e o que faz a Psicologia Escolar?”

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras, os universitários do 3º período do curso de Psicologia da FAACZ participaram de mais um encontro organizado pela prof.ª Fernanda Silva de Almeida Resende, responsável pela disciplina Teorias Socio-Históricas da Psicologia. Para abordar o tema “O que é e o que faz a Psicologia Escolar?” foi convidada a professora Dr.ª Raquel A. Cassoli. A atividade aconteceu pela plataforma Teams da Microsoft e foi acompanhada pela prof.ª Fernanda.

 

A prof.ª Raquel falou sobre os níveis de atuação dentro da Psicologia Escolar. Foto: Divulgação

“Ao longo do semestre estamos trabalhando os conceitos socio-históricos e culturais e também temos realizado algumas atividades práticas conforme previsto na ementa da disciplina. Esse encontro tem como objetivo oportunizar a visualização da aplicação da teoria na prática escolar, tanto no ensino básico como no superior”, disse a professora da FAACZ, Fernanda na abertura do evento.

 

Raquel é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Psicologia da Educação: Processos de Aprendizagem e de Escolarização pela USP, mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC – São Paulo. Na ocasião, a palestrante convidada falou sobre a sua trajetória acadêmica e profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional.

 

“Produzir uma prática compromissada com a crítica para que os trabalhadores da educação possam mudar a forma de compreender o fazer psicológico. Não se trata do psicólogo se tornar pedagogo, mas dominar em sua integridade o conhecimento produzido pela Psicologia Educacional, ter suas ações conduzidas por um saber crítico”, explicou Cassoli aos universitários da FAACZ.

 

Durante a palestra, a prof.ª Raquel falou sobre o compromisso social e ético que o profissional de Psicologia precisa ter, bem como quais os conhecimentos devem possuir, os níveis de atuação dentro da Psicologia Escolar e Educacional, o que faz o psicólogo escolar, os problemas que esses profissionais ainda enfrentam hoje nas escolas. Raquel falou também sobre algumas dificuldades históricas enfrentadas pelo psicólogo na área educacional, dentre outros assuntos.

 

Problemas vivenciados por psicólogos foram explicados: Psicologização, Classificação e Medicalização. Foto: Divulgação

Segundo a palestrante da noite, “a Psicologia Escolar define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educação, por outras subáreas da Psicologia e por outras áreas do conhecimento”, pontuou Raquel.

 

Cassoli afirmou ainda que a Psicologia Socio-histórica ou Histórico Cultural é uma visão marxista da Psicologia e faz todo o sentido dentro da Psicologia Educacional, dentro das escolas e do Sistema Capitalista.

 

“As pessoas vêm de situações históricas, sociais e de aprendizagens, onde cada uma delas terá um significado diferente para esses indivíduos. Não adianta eu achar que a Psicologia Socio-histórica é a melhor abordagem do mundo, porque de repente, eu preciso diminuir as outras abordagens para dizer que a minha é boa. A abordagem tem que orientar a sua atuação profissional e precisa ser o seu olhar para o que você quer iluminar dentro do trabalho que você vai realizar”, alertou a palestrante. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste