Ciclo de Palestras na FAACZ conta com a presença de estudantes e profissionais da área de Humanas

Foto: Divulgação

 

Segundo dia do Ciclo de Palestras na FAACZ contou com a presença de estudantes e profissionais da área de Humanas, formandos em Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Psicologia. Ontem (07/03), à noite, no auditório da faculdade, a professora orientadora da especialização em Neuropsicologia Clínica, Marta Rossoni, falou sobre “A Neuropsicologia Clínica e o novo cenário para o profissional da educação e saúde”.

 

O neuropsicopedagogo clínico identifica as dificuldades e os transtornos que impedem as crianças de assimilarem o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da Pedagogia, da Neurologia, da Psicologia e da Antropologia. Na atuação institucional, junto com educadores, esse profissional, através de discussões e atividades lúdicas, contribui para o esclarecimento das dificuldades escolares, que podem ser decorrentes de fatores diversos”, explicou a professora Marta.

 

Na ocasião, Marta destacou um dos objetivos do curso ofertado pela FAACZ que é qualificar profissionais das áreas da Educação e afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia e da Educação Especial Inclusiva. A professora orientadora também falou sobre onde esse profissional pode atuar.

 

“A palestra da pós-graduação de Neuropsicopedagogia foi muito interessante. Permitiu-nos ampliar nossas concepções quanto a área de atuação, mostrando-nos várias possibilidades de atuação e a importância de tal profissão no mercado de trabalho, uma vez que nos deparamos com diversas crianças que necessitam de tal atendimento, mas que no momento o mesmo encontra-se deficitário”, disse a estudante do 7º período de Pedagogia da FAACZ, Thais Machado Vassoler.

 

Enquanto alunos e profissionais de Pedagogia e Psicologia participavam da palestra no auditório, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo ouviam atentamente o arquiteto-urbanista e design Vinícius A. Morais, sobre “A importância do Design de Interiores para o detalhamento de espaços arquitetônicos”, na sala de aula do prédio Xavier Calfa.

 

Vinícius também abordou diversos pontos importantes para o entendimento da integração existente entre as duas profissões, seja na formação ou ainda no mercado de trabalho. Graduado em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, Vinícius apresentou sua trajetória de trabalho e construção da marca de seu escritório, Pé Direito Duplo, frisando que o mercado da Arquitetura de Interiores é forte e que para ingressar nele é preciso dedicação.

 

O arquiteto-urbanista reforçou ainda que a complementação dos estudos do Design de Interiores oferece ao arquiteto-urbanista habilidades de maior detalhamento, seja nos projetos de mobiliários e especificações de materiais ou ainda no entendimento e estudo da importância das cores e texturas para os ambientes. “É fato que uma profissão complementa a outra e que a excelência no exercício de cada uma vai demandar sempre do aperfeiçoamento nos estudos”, salientou Morais.

 

“Assistir a apresentação de um profissional reconhecido no mercado capixaba como o Vinícius e conhecer seu portfólio de projetos, não só muito bonitos e criativos, mas bem estruturados e impressos com uma marca que é notoriamente dele, é para nós na FAACZ um privilégio”, ressaltou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ivana Marques, que também é professora orientadora na especialização em Design de Interiores.

 

A professora Ivana finalizou dizendo: “Espero que a comunidade e nossos ex-alunos agarrem esta oportunidade da pós-graduação em Design de Interiores como uma nova possibilidade de crescimento e continuidade de estudo e que a faculdade cumpra seu papel na busca por oferecer algo com diferencial”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...



Aberto o período de inscrição para as Bolsas de Estudo 2019 da Fundação São João Batista - mantidas FAACZ e CEA.

 

Saiba mais

 

Holler Box