Ciclo de Palestras tem como tema “A prática na Teoria Socio-Histórica: Psicologia Social Comunitária”

“A prática na Teoria Socio-Histórica: Psicologia Social Comunitária” foi o tema do Ciclo de Palestras realizado, no dia 15 de junho, de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft, para os alunos do 3º período do curso de Psicologia da FAACZ. O momento foi acompanhado pela prof.ª Fernanda Silva de Almeida Resende, que ministra a disciplina “Teorias Socio-Históricas da Psicologia”.

 

Para abordar o tema foi convidado o graduando em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Divinópolis/MG, Lucas Oliveira Alvares, que é integrante do Projeto de Extensão da Unidade de Estudos de Psicologia Política Crítica em Divinópolis/MG e estagiário de Psicologia no Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais (PSIND/MG).

 

Durante a sua apresentação Lucas fez um relato de experiências no estágio obrigatório, de extensão e comunitário. “Para falarmos sobre a Psicologia Histórico-Cultural temos que explicar as questões que envolvem o método dessa teoria, com base na Educação, Socialismo e a Revolução que aconteceram e acontecem na sociedade”, explicou o estudante do 10º período de Psicologia da UEMG.

 

Lucas indicou aos universitários da FAACZ alguns autores brasileiros que são importantes para o estudo do Materialismo Histórico-Dialético.

 

“Quando olhamos a partir do todo as partes, entendemos que elas se relacionam de modo que não sejam apenas a soma dessas partes, mas sejam a sua relação. A partir desse método, a gente começa a estudar e entender como as coisas se dão mais próximas do real, de um materialismo de fato.  Entendendo como o pensamento pode se tornar real e como as relações sociais acontecem”, explicou Lucas acerca do Método do Materialismo Histórico-Dialético.

 

Lucas fez um relato de experiências no estágio obrigatório, de extensão e comunitário. Foto: Divulgação

Na ocasião, Lucas falou também sobre a sua trajetória acadêmica até o curso de Psicologia passando pelo curso de Pedagogia, assim como, sobre os estágios, projetos e grupos de estudos que participou e participa de forma voluntária. Um dos projetos que ele participou foi o Aporu (Agricultura Popular Orgânica Urbana e Rural) em Divinópolis/MG, com base na educação popular focado no trabalho de conscientização da comunidade onde o projeto atuava.

 

Lucas também falou sobre o estágio obrigatório que realizou na UEMG dentro do Projeto de “Redução de Danos e o Consultório de Rua”, bem como o estágio que fez no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em 2019, Lucas começou o estágio na Psicologia Comunitária dentro do acampamento Maria da Conceição de Itatiaiuçu (MG).

 

O estudante da UEMG falou ainda sobre o Projeto de Extensão de Psicologia Política, que participa por meio de grupo de estudos, e sobre o estágio em Psicologia Política que realiza no Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais (PSIND/MG).

 

Lucas também relatou sobre os Grupos de Estudo que participa com foco na Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Latinoamericana, Pedagogia Histórico-Crítica e Método Materialista Histórico-Dialético. Ao final do evento, o graduando de Psicologia da UEMG apresentou algumas referências bibliográficas importantes para estudantes de Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste