Com programação variada Semana Acadêmica da FAACZ é sucesso

Foto: Ariel Cerri

 

Do dia 21 a 23 de novembro, a FAACZ realizou mais uma edição da Semana Científica, Cultural e Artística – popularmente conhecida como Semana Acadêmica – que se caracteriza como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade. O evento foi aberto ao público. No dia 20 de novembro, para lembrar o Dia da Consciência Negra estudantes dos vários cursos de graduação espalharam pela quadra poliesportiva vários banners representando a cultura e os costumes dos povos negros, com o intuito de refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira.

 

Na abertura oficial da Semana Acadêmica, no dia 21, aconteceu a Jornada de Iniciação Científica 2018 com a apresentação de vários painéis da Mostra de Projeto Integrador (PI) e trabalhos de pesquisa e de iniciação científica. Também foram apresentados trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. Além disso, aconteceram apresentações públicas, dos trabalhos de estágio de intercâmbio, feitos pelos intercambistas: Daniel Humberto Bohórquez Martínez da Colômbia e Pawel Adam Strycharz da Polônia.

 

“Os eventos acadêmicos representam um espaço propício de aprendizagem e diálogos. As atividades fazem parte de um projeto institucional em que o aluno participa e, ao mesmo tempo, promove atividades acadêmicas”, afirmou a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

 

No dia 22, aconteceu a Feira Empresarial organizada pelos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, que teve como tema “Gastronomia Saudável e Saborosa” e a Mostra de Antropologia organizada pelo Comitê de Extensão da faculdade. As empresas criadas pelos estudantes de Administração e Ciências Contábeis foram: Cafeteria Zero Leite, Pancake Vegetarian, Bowl Açai, Doceria Sete Amores, Reino Vegetariano, Esfiteria Esfiha Fit, Fit Burguers e Mandioca Tapiocaria, que juntas ofereceram a comunidade acadêmica aproximadamente 800 produtos.

 

Para a estudante de Administração, Camila Agner de Oliveira Fernandes, “a Semana Acadêmica é uma grande oportunidade na formação dos estudantes envolvidos diretamente na programação, quanto dos estudantes que prestigiam, pois adquirem maior conhecimento e experiência através das diversas atividades desenvolvidas. Além disso, é um bom momento de integração entre alunos, professores e comunidade em geral”.

 

Ainda de acordo com Camila, “a Feira Empresarial está cada vez melhor e é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos alunos, uma forma de colocar em prática aquilo que aprendemos em sala de aula. Fiquei maravilhada com a evolução e, principalmente, a inovação e organização aplicada aos stands, além do mais, todos os produtos estavam simplesmente saborosos. Parabéns aos alunos e professores envolvidos na realização do evento”.

 

O presidente do Comitê de Extensão, prof. Arismar Manéia, explicou o motivo da realização da Mostra de Antropologia: “Sabemos que a Antropologia Cultural estuda a diversidade cultural humana, tanto de grupos contemporâneos, como extintos. A atividade realizada foi o ápice das discussões feitas com o grupo do curso de Direito da FAACZ. Todos se demonstraram interessados e o resultado foi grandioso”.

 

Na última quinta-feira (22), os coordenadores dos cursos de graduação da FAACZ receberam estudantes do Ensino Médio das escolas Monsenhor Guilherme Schmitz e Ermentina Leal. Durante o bate-papo a equipe de profissionais da faculdade falou sobre os cursos de graduação ofertados, o mercado de trabalho e o cotidiano das profissões, auxiliando, os jovens na escolha da carreira que cada um irá seguir. Em seguida, os alunos do Ensino Médio conheceram a infraestrutura da instituição e os laboratórios de atividades práticas utilizados pelos cursos de graduação, dentre outras dependências.

 

No encerramento da Semana Acadêmica, que aconteceu no dia 23 de novembro, foi realizada a 3ª Competição de Pontes de Palitos de Bambu na quadra poliesportiva. As pontes foram construídas por estudantes de Engenharia da FAACZ e do IFES Campus Aracruz. O campeonato foi organizado pelos alunos que integram o núcleo do CREAJr-ES em Aracruz, com apoio da Coordenação dos cursos de Engenharia da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box