Coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ participa do 9° Fórum Capixaba de Energia

 

O prof. Harerton Dourado, coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ participou da 9ª edição do Fórum Capixaba de Energia (Fenergia), que aconteceu em Vitória, no último dia 21. Com o tema “A retomada do investimento privado no setor energético” o evento reuniu diversos especialistas e principais autoridades para discutir as perspectivas para os setores de petróleo e gás, bem como para o setor de energias renováveis. O governador Paulo Hartung participou da abertura oficial do evento.

 

“Há uma unanimidade de que se apresenta um horizonte de crescimento para a indústria do gás natural, bem como para a geração de energia por processo fotovoltaico. Associada a essas atividades existe toda uma indústria de projeto, montagem, manutenção, e fabricação de componentes e outros serviços. Diante dos investimentos já previstos para o Espírito Santo, existirá uma demanda de engenheiros por parte do mercado, e o desafio proposto às instituições de ensino é de entregar ao mercado um profissional com formação abrangente, capaz de atuar em diversas frentes”, afirmou o prof. Harerton.

 

Entre os palestrantes do Fórum estavam o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Felix Carvalho Bezerra; o secretário Executivo de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Luiz Carlos Costamilan; o diretor-presidente do Bandes, Alfredo Renault; o professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, Aroldo Natal Silva Filho, dentre outros.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo coordenou o Painel “Política Energética e Participação do Setor Privado” e o diretor de gás e energia da ARSP, Carlos Yoshio Motoki coordenou o Painel “Programa Gás para Crescer: Política Nacional e Inserção do Espírito Santo”. Também foram colocadas em pauta questões como financiamento dos investimentos em energia, desenvolvimento da cadeia produtiva e oportunidades para as pequenas e médias empresas.

 

O Fórum foi realizado pela Multieventos, com o apoio institucional da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Espírito Santo (Sedes).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box