Curso de Enfermagem da FAACZ utiliza novas metodologias em aulas remotas

Crédito: Imagem produzida pela aluna de Enfermagem, Júlia Mazega.

 

A professora da FAACZ, Helania Mara Grippa Rui, está utilizando metodologias mais ativas durante as aulas remotas das disciplinas de Saúde e Meio Ambiente, de Genética e Biologia. “Existem muitas metodologias para estimular o ensinar e aprender online, tanto para professores quanto para alunos, como os mapas mentais que são ferramentas muito úteis para organizar as ideias, informações de um determinado conjunto de conhecimentos estudados”, explicou a docente.

 

“Essa metodologia permite uma melhor e mais completa visualização de todo o componente curricular estudado. Assim, os mapas mentais estimulam a criatividade, auxiliam na resolução de problemas, na compreensão de um assunto estudado e, principalmente, cada aluno pode realizar o seu mapa mental no seu tempo, formato e expressando suas particularidades”, pontuou a professora Helania.

 

Para realizar o mapa mental, os alunos do curso de Enfermagem da FAACZ utilizaram vários recursos: alguns estudantes realizaram o mapa mental na folha em branco do caderno, outros no Word e outros utilizaram o aplicativo MindMeister, que é um mapeamento mental online que permite a visualização e o compartilhamento de ideias por meio da nuvem, onde os alunos puderam expressar seus pensamentos.

 

Ainda de acordo com a professora Helania: “A metodologia utilizada com mapa mental permite capturar, desenvolver e compartilhar ideias, de maneira que o aluno faça conexões de um tema central com outros subtemas, produzindo um material de estudo mais compacto, coeso, objetivo, onde as informações importantes são centralizadas semelhante à uma árvore genealógica”, disse.

 

Para a docente da FAACZ: “Essa atividade de mapa mental realizada pelos alunos proporcionou momentos de aprendizagem diferenciada e de conhecimento, uma maneira mais atrativa e com autogestão por parte dos estudantes, fomentando o interesse pela continuidade e aprofundamento de estudos. Nas atividades propostas os alunos produziram os mapas mentais usando a sua criatividade e inserindo os dados na plataforma Moodle (FAACZ Virtual) de acordo com a temática estudada”.

 

Helania finalizou dizendo: “Pude verificar que nas disciplinas de Saúde e Meio Ambiente, Genética e Biologia essa atividade foi marcada pelos universitários com entusiasmo, compromisso e dedicação. Um mapa com características individuais. Além disso, o estudo desenvolvido de mapa mental instaura uma perspectiva inovadora com novas tendências metodológicas. Além de uma concordância entre ensino e aprendizagem significativo e atual”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste