Curso de Pedagogia realiza uma série de atividades para comemorar o Dia do Pedagogo

Refletir sobre a atuação do pedagogo na atualidade foi o objetivo principal do ciclo de atividades pedagógicas promovidas pelo curso de Pedagogia da FAACZ nos dias 20, 21 e 24 de maio. Essas atividades foram realizadas para comemorar o dia 20 de maio, Dia do Pedagogo. Durante três dias profissionais da área, professores e estudantes conversaram sobre o universo da Pedagogia na Alfabetização.

 

Os eventos aconteceram de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft e foram abertos ao público em geral. No dia 20 foi realizada uma Roda de Conversa entre estudantes, docentes, coordenadora do curso de Pedagogia da FAACZ, prof.ª Mercedes Silvério Gómez e a diretora acadêmica da faculdade, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli. Já no dia 21, os estudantes de Pedagogia fizeram relato de experiência sobre a profissão de pedagogo. O encerramento das atividades aconteceu no dia 24 com a Jornada Pedagógica de Práticas de Alfabetização.

 

Foto: Divulgação

Durante a Jornada Pedagógica, os universitários apresentaram, de forma reflexiva, 15 práticas essenciais no processo de Alfabetização. Na ocasião, convidados especialistas da área educacional e pedagógica de Aracruz e região deram suas contribuições sobre o processo de ensino-aprendizagem na Alfabetização.

 

Segundo a professora do curso de Pedagogia, Viviane Reis, realizar esse tipo de atividade é uma forma de valorizar a profissão, além de proporcionar aos estudantes um momento para debater assuntos importantes no meio pedagógico.

 

“Escolhemos temas muito relevantes para discutir os desafios e possibilidades da nossa profissão no atual cenário, constituindo-se em uma excelente oportunidade para grande troca de experiências e inspiração para nossos estudantes”, afirmou a professora Viviane, responsável por organizar os eventos.

 

Para Michele da Silva, aluna do 5º período do curso de Pedagogia, a live sobre as práticas de Alfabetização foi muito enriquecedora e contribuiu de forma significativa para conhecimento dos universitários.

 

“As atividades práticas apresentadas na jornada, representam uma parte magnífica do processo de ensino-aprendizagem. Nós, como futuros pedagogos, temos que ser protagonistas, estudar para criar procedimentos e estratégias didáticas e tornar também os nossos alunos protagonistas, entendendo seus ritmos e formas de aprender”, ressaltou a universitária da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste