Cursos de graduação da FAACZ realizam live sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

“Transtorno do Espectro Autista: Desafios e possibilidades de atuação profissional” é tema da live que acontece na próxima quinta-feira, 29 de abril, das 19h às 20h30. O evento é promovido pelos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia da FAACZ, aberto ao público em geral e acontece de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft. Pessoas da comunidade externa interessadas em participar devem se inscrever, acessando o formulário de inscrição aqui.

 

A coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Karina de Andrade Fonseca, será responsável por gerenciar a live que tem como palestrantes: a professora do curso de Pedagogia da FAACZ Núbia Rosetti do Nascimento e a psicóloga Mylena Pinto Lima. Universitários de Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, docentes e pessoas da comunidade externa podem participar da palestra, acessando o link do evento aqui.

 

“O mês de abril é marcado pelos debates sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), intensificado na data de 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Por esse motivo, teremos uma live com duas profissionais que atuam com pessoas diagnosticadas com TEA e suas famílias. Tenho certeza que será um momento de grande aprendizado para todos”, afirmou a professora Karina.

 

As palestrantes

 

Núbia Rosetti do Nascimento possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Assistência e Educação, pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Ulysses Bold, especialização em Coordenação Pedagógica e mestrado em Educação, ambas pela UFES. Atualmente é doutoranda em Educação pela UFES, atuando na linha de pesquisa de Educação Especial e Processos Inclusivos, e professora do curso de Pedagogia da FAACZ.

 

Mylena Pinto Lima é psicóloga, doutora em Psicologia pela UFES. Atuou por dez anos no Ensino Superior em universidades brasileiras como professora e pesquisadora, e por dez anos no Canadá – trabalhou por sete anos no St. Amant e por três anos no Marymound – como analista do comportamento nas áreas de Desenvolvimento e Saúde Mental de crianças e adolescentes. Obteve a certificação internacional em Análise do Comportamento Aplicada (Terapia ABA) Behavior Analyst Certification Boardem 2013.

 

Dr.ª Lima tem mais de 18 anos de experiência no âmbito da intervenção comportamental para o tratamento do autismo e outros transtornos relacionados aos problemas do Neurodesenvolvimento e Saúde Mental em crianças e jovens, além de ampla experiência no treinamento e supervisão de equipes de educadores que trabalham com estudantes com necessidades educativas especiais. É diretora da Casulo – Comportamento & Saúde. 

 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

Para derrubar preconceitos e esclarecer as pessoas sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2017, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, comemorada mundialmente em 2 de abril, tem a finalidade de conscientizar sobre os “Transtornos de Espectro Autista” – TEA e como lidar com eles. Além disso, o dia 02 simboliza o início do Abril Azul – mês de luta pelos que vivem com o transtorno.

 

No Brasil a “Lei Berenice Piana”, Lei nº 12.764 de 2012, estabeleceu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo Decreto nº 8.368, de 2014, que garante os direitos dos autistas e os equipara às pessoas com deficiência. Em algumas cidades, durante o mês de abril, diversos pontos turísticos são iluminados em azul, cor que simboliza o autismo.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste