Egressos de Engenharia Mecânica da FAACZ têm trabalho apresentado em congresso nacional

Foto: Divulgação

 

 

Cristiano Del Carro e Luciano Sartori são egressos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ e tiveram o seu trabalho sobre a “Influência do tratamento térmico da condutividade térmica do ferro fundido cinzento FC300” apresentado no 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMAT), que aconteceu este mês na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

                                                                                             

O trabalho foi orientado pelo professor João Paulo Calixto da Silva e contou com a participação da aluna do mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do IFES, Carolina da Silva Valinhos, que foi responsável por apresentar o trabalho durante o congresso.

 

“É um imenso prazer ver nossos alunos alcançarem uma conquista como essa. O CBECiMAT é um evento extremamente importante para a comunidade acadêmica na área de metalurgia e materiais e os alunos com certeza deram uma contribuição valiosa para o evento com esse trabalho”, ressaltou o prof. Calixto.

 

E concluiu dizendo o professor orientador: “Mais uma vez realizamos um trabalho em conjunto com o IFES. Esse tipo de parceria só reafirma que a FAACZ tem alunos e professores capacitados para produção científica de qualidade. Parabenizo os alunos Cristiano e Luciano que, assim como na graduação, foram brilhantes na condução do trabalho”.

 

“Foram muitas horas de dedicação neste trabalho que valeram a pena. Contamos com o apoio de professores e técnicos de laboratório da FAACZ que nos auxiliaram nessa caminhada e, dessa forma, conseguimos melhorar e muito a ideia inicial que tínhamos. Ter o nosso trabalho exposto em um congresso de grande nome como o CBECiMAT é de suma importância, principalmente para nós, que pretendemos seguir na carreira de pesquisa e desenvolvimento”, explicou Luciano Sartori.

 

Segundo Cristiano Del Carro, “é realizador ver nossa pesquisa ser apresentada em um congresso com anos de tradição e tamanha importância no meio acadêmico e industrial. Creio termos contribuído significativamente na área de materiais e térmica para futuras pesquisas, visto que, existem poucos artigos que abordam esse assunto”.

 

Ainda de acordo com Cristiano: “Durante todo o desenvolvimento do artigo tivemos a orientação e principalmente o incentivo dos professores do curso de Engenharia Mecânica para solucionar os desafios encontrados ao longo de um ano e meio de pesquisa. Aproveito a oportunidade e deixo registrado o meu incentivo aos alunos da FAACZ para que usem os anos de formação e contribuam com o meio acadêmico, sem receio de trazer novos temas”.

 

O CBECiMAT

 

Desde 1974, pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais vêm organizando, bianualmente, o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMAT). Esse importante e tradicional evento conta com o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

           

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste


Informamos que a data para rematrícula foi adiada. Informaremos uma nova data em breve.

Holler Box