Empregabilidade foi o último tema do Ciclo de Palestras da FAACZ

Foto: Alessandro Bitti

 

Aconteceu na sexta-feira, 09 de março, no auditório da FAACZ, a apresentação do último tema do Ciclo de Palestras promovido pela Coordenação de Pós-graduação em parceria com os professores orientadores das especializações em Gerenciamento de Projetos; Gestão Estratégica de Pessoas; Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário; Design de Interiores; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia de Soldagem e Neuropsicopedagogia Clínica.

 

Na ocasião, o professor mestre em Administração Rômulo Gomes conversou com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Administração e Ciências Contábeis sobre “Empregabilidade: Construa a sua”. “Empregabilidade é o que define se você está dentro ou fora do mercado de trabalho. Se você tem uma boa empregabilidade está dentro e caso tenha algum gap (lacuna) está fora. Sendo assim, empregabilidade é a capacidade de se manter empregado, tanto de entrar como em permanecer no mercado de trabalho”, alertou o palestrante da noite.

 

Gomes também falou sobre as estratégias, formas e elementos necessários para a construção da empregabilidade, além de pontuar as cinco regras de ouro para o profissional que busca empregabilidade, que são: Não há nada mais prático que uma boa teoria; selo de qualidade também vale para profissionais (Associações de Classe e Conselhos Regionais); escolher um alvo é fundamental (possíveis focos para o profissional: negócios, empreendedorismo, liderança, saúde e segurança, planejamento e controle, tecnologia, projetos e pessoas); preste atenção ao redor: quase tudo mudou (ideias, pessoas, projetos, diversidade, planejamento, finanças, mundo digital e ensino dinâmico); planeje sua carreira e pense no longo prazo.

 

No encerramento de sua apresentação Rômulo explicou a importância da construção de networking: “Ter uma boa rede de relacionamento hoje é essencial para qualquer profissional. Contudo, networking não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece. Pode se tornar uma poderosa ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha. Quando bem administrado, pode te ajudar em diversas áreas. Entretanto, não esqueça de estudar a sua profissão e ver o que o mercado está exigindo para manter elevada a sua empregabilidade”, concluiu.

 

A estudante do 7º período de Engenharia Química, Bárbara Leticia Peroni, achou a palestra excelente. “Saí do auditório me sentindo privilegiada por ter tido a oportunidade de ouvir o Rômulo Gomes, além de refletir sobre várias questões relevantes para a minha vida profissional e pessoal. Com ricos detalhes, o Rômulo, proporcionou e despertou em cada um a motivação e a oportunidade de se reinventar tanto para poder entrar no mercado de trabalho, quanto para obter uma posição melhor. Sem contar que, nos orientou para desenvolver ideias e ter a capacidade de fazer a diferença, tanto no âmbito pessoal como no profissional, ampliando assim, nossos conhecimentos”, afirmou Bárbara.

                                                                                

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...



Aberto o período de inscrição para as Bolsas de Estudo 2019 da Fundação São João Batista - mantidas FAACZ e CEA.

 

Saiba mais

 

Holler Box