Estudantes da FAACZ e do IFES constroem pontes com palitos de bambu em competição

Foto: Ariel Cerri

 

A 3ª Competição de Pontes de Palitos de Bambu realizada, no último dia 23, na quadra poliesportiva da FAACZ reuniu estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Civil, Química e Mecânica da FAACZ e da Engenharia Mecânica do IFES Campus Aracruz. O campeonato foi organizado pelos alunos que integram o núcleo do CREAJr-ES em Aracruz, com apoio de professores e da Coordenação dos cursos de Engenharia da FAACZ e do IFES. O evento foi aberto ao público e ofereceu para os alunos a oportunidade de colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula. Ao todo, foram apresentados 47 protótipos.

 

A equipe “Xypsulun”, bicampeões, formada pelos alunos Igor do Espirito Santo Bianca, Alison Spinassé, Francisco Della Valentina Neto, Breno Godinho, Geiseane Ponciano Mantovani e Luiz Carlos França Junior, do 10º período de Engenharia Civil da FAACZ, foi a vencedora. A ponte do grupo suportou 450 quilos e não foi rompida, pois não havia mais espaço para colocar peso no suporte. Ela será novamente testada na competição do ano que vem por uma prensa hidráulica que será fabricada. O protótipo tinha 870g e sua eficiência foi de 625 pontos. A equipe vencedora recebeu premiação em dinheiro.

 

Geiseane Mantovani foi integrante também da equipe campeã do ano passado e disse como o trabalho em equipe faz toda a diferença: “Para nossa equipe, o momento mais emocionante da competição foi saber que superamos nosso desempenho de 2017 e saímos da competição com a ponte inteira. Na Engenharia não podemos contar com o fator sorte. O projeto e a execução têm que estar lado a lado com a qualidade. Conquistar a vitória tem um sentimento de satisfação. O aprendizado que fica deste momento é que a diferença está no detalhe, no trabalho em grupo e na tomada de decisões em conjunto. Participar do campeonato traz força para lutarmos por nossa profissão, mostrando que não importa o tamanho do projeto, ele deve sempre ser bem planejado e executado”. 

 

A competição também teve uma ação social com doação de 47 cestas básicas feita pelas equipes participantes. As doações foram entregues às instituições sociais de Aracruz que ficaram responsáveis por distribuir os materiais arrecadados aos munícipes desabrigados – devido as chuvas intensas ocorridas no início de novembro – dos bairros Morobá, São Marcos, Limão, dentre outros e do distrito de Guaraná. Ao todo foram doados: 47 kg de sal, de fubá, de trigo e de macarrão; 235 kg de arroz e açúcar; 94 kg de farinha de mandioca e feijão; 12 kg de pó de café e 94 unidades de óleo de soja.

 

Bruna Ferreira Mantovani é coordenadora geral do CREAJr Núcleo Aracruz e aluna do 8º período de Engenharia Civil da FAACZ e falou como foi preparar esse campeonato e quais são as expectativas para a próxima edição: “O maior objetivo do CREAJr-ES Núcleo Aracruz é trazer notoriedade para os cursos de Engenharia da cidade, demonstrando que Aracruz é um berço de futuros engenheiros nas diversas especialidades disponíveis no município.  Agradecemos muito a participação das 47 equipes que se empenharam em desenvolver protótipos para realização dos ensaios. O primeiro lugar em qualquer competição é o desejo de todos, mas para organização, a disponibilidade, criatividade, trabalho em equipe e participação é o nosso maior prêmio. Agradecemos também a FAACZ e ao IFES Campus Aracruz, aos coordenadores dos cursos de Engenharia, diretores, servidores e colaboradores por nos ajudar na realização de mais uma edição”.

 

Foram patrocinadores da 3ª Competição de Pontes de Palitos de Bambu: Academia Ritmus de João Neiva, Academia Vida Ativa, Aquarela Comunicação, Crossfit Aracruz, Construfácil Materiais de Construção, Casa dos Parafusos, Hangman Suplementos, Marcenaria Moderna, Menelli Tintas, Pimacol Material de Construção, 9 Ideias Ferramentas e Toque de Cor Fotografia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...



Aberto o período de inscrição para as Bolsas de Estudo 2019 da Fundação São João Batista - mantidas FAACZ e CEA.

 

Saiba mais

 

Holler Box