Estudantes de Arquitetura e Urbanismo sugerem intervenção urbano-paisagística na Orla da Praia de Putiri

Foto: Divulgação

 

Nesse Semestre, os alunos do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ desenvolveram na disciplina de Paisagismo II uma intervenção urbano-paisagística para a Orla da Praia de Putiri, localizada ao norte de Aracruz. Orientados pelos professores Ivana Souza Marques e Fabiano Vieira Dias, os universitários integraram o novo desenho dado a Orla às áreas adjacentes ao bairro de Putiri, dinamizando a região e criando espaços para novas atividades culturais e esportivas, além de áreas de convívio interligadas. Para encerramento do 1º Semestre de 2018, os professores propuseram uma dinâmica especial para a avaliação dos projetos, com a apresentação dos resultados a uma banca de avaliação formada por três profissionais municipais de áreas relacionadas ao tema.

 

Fizeram parte da banca: o secretário municipal de Meio Ambiente Wagner J. E. Carmo, que contribuiu com sua visão de Planejamento Ambiental, em especial, no que se refere ao planejamento da manutenção e conservação das áreas de proteção ambiental existentes na região da Orla; o secretário municipal de Obras Wellington Giacomin, que cooperou na avaliação da viabilidade técnica e direcionamento dos possíveis entraves que cada projeto apresentado poderia enfrentar na ocasião de execução de uma obra pública e a gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Mônica Cristina Pimentel, que com seu olhar para o campo cultural pode avaliar a dinâmica de alcance dos projetos com relação ao desenvolvimento da área e capacidade de atração turística.

 

Em suas análises, críticas, sugestões e elogios, os membros da banca contribuíram com o desenvolvimento dos trabalhos apresentados, ao mesmo tempo em que participaram também da composição das avaliações finais (notas) para cada projeto. Os professores Fabiano e Ivana consideraram uma ótima experiência, pois o olhar externo é sempre bem-vindo e traz novos pontos de vistas que, invariavelmente, corroboram com as análises dos professores. 

 

“A ideia de montarmos uma banca composta de profissionais que estejam atuando no município de Aracruz e, em especial na Prefeitura Municipal, partiu do momento em que não só identificamos a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos, como a contribuição que o curso de Arquitetura e Urbanismo pode dar nas discussões de construção da cidade. Aos alunos ficou a experiência de ouvirem críticas que não sejam apenas relacionadas ao desenvolvimento do projeto e de suas questões técnicas, mas de entenderem que um projeto deve ser composto da contribuição de diversos atores da cidade, comunidade, gestores, financiadores, entre tantos que irão influenciar em cada definição seja ela relacionada à retirada ou inserção de uma árvore ou ainda da viabilidade orçamentária para implantação do projeto”, pontuou a professora Ivana Souza Marques, que também é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

 

Você pode gostar...

 

REMATRÍCULA 2018/2
DE 20 a 30 DE JULHO
BOLSISTAS: DE 26 A 30 DE JULHO

Não perca o prazo da
sua rematrícula

Holler Box