Estudantes de Enfermagem fazem visita técnica ao Hospital e Maternidade São Camilo

Foto: Divulgação

 

Os alunos do 1º Ciclo/Módulo II (antigo 3º período) de Enfermagem da FAACZ realizaram uma visita técnica ao Hospital e Maternidade São Camilo (HMSC). A visita objetivou a observação da forma correta de separar os resíduos hospitalares e como é feito o processo de descarte desse lixo seguindo as normas de segurança. A visita faz parte das atividades realizadas na disciplina de Saúde e Meio Ambiente e foi coordenada pela professora Helania Mara Grippa que acompanhou os acadêmicos.

 

Na ocasião, os universitários participaram de uma palestra com o coordenador de Enfermagem do hospital, Murilo Campagnaro; com a enfermeira Rosiane Broetto responsável pelo Controle de Infecção Hospitalar (CIH) e pela técnica em segurança, Milena Mattos que falaram sobre a trajetória do HMSC para se tornar referência em atendimento humanizado em Aracruz e região.

 

Os colaboradores do hospital também abordaram a Norma Reguladora (NR) 32, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Logo após, as boas-vindas e a palestra os estudantes de Enfermagem da FAACZ acompanhados pelos colaboradores do HMSC realizaram uma visita monitorada a unidade hospitalar.

 

Segundo a professora Helania Mara, “a visita técnica possibilitou o aprimoramento do conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos de Enfermagem. Vale ressaltar que, os resíduos infectantes como seringas, ataduras, remédios, curativos, dentre outros devem ser descartados com todos os cuidados necessários, independentemente de sua origem ser doméstica ou hospitalar, pois quando são acondicionados de forma correta evitam vários problemas de saúde”.

 

Saiba a opinião de quem participou da visita técnica

 

“Participar da visita ao hospital São Camilo foi um aprendizado que proporcionou conhecer os mecanismos usados pela instituição no descarte dos resíduos hospitalares. As informações passadas são importantes tanto para os colaboradores, visitantes e pacientes, pois ensinam como devemos proceder em relação ao descarte de resíduos, possibilitando que a unidade hospitalar continue a oferecer serviços de qualidade visando o conforto e bem-estar das pessoas”. Ana Glória Gama de Oliveira.

 

“A visita ao hospital São Camilo intensificou o conhecimento adquirido dentro da disciplina de Saúde e Meio Ambiente. Quando conseguimos conciliar a teoria com a prática o aprendizado fica muito melhor e nos dá um novo olhar sobre os processos que são realizados dentro de uma unidade hospitalar. Para mim foi importante observar as instalações e verificar como são feitos os descartes dos resíduos hospitalares”. Ada Sara Paiva Martins.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Nos dias 14 e 15 de outubro (segunda e terça-feira),
não haverá expediente na instituição.

Holler Box