Estudantes de Enfermagem participam de Campanha de Vacinação contra a Influenza e Covid-19

Universitários do curso de Enfermagem da FAACZ participaram da Campanha de Vacinação da Influenza (contra gripe) e da Covid-19 (coronavírus) realizada pela Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz, no último dia 17. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Guaxindiba e foi supervisionada pela preceptora do curso de Enfermagem, Sheila da Penha Moraes Santos.

 

Durante a campanha, os universitários puderam conhecer o funcionamento do Setor de Vigilância Sanitária de Aracruz, bem como o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) utilizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, nos dias 17 e 18 de abril, os acadêmicos da FAACZ foram responsáveis pelo lançamento no sistema SI-PNI de quem tomou as vacinas, informando os dados gerais do paciente, como: CPF, Lote, 1ª ou 2ª dose da Covid-19, função, idade, etc.

 

Campanha de vacinação conta com ajuda de estudantes de Enfermagem da FAACZ. Foto: Divulgação

Segundo, Valquíria Scarpati, gerente do Setor de Vigilância Epidemiológica de Aracruz com a participação dos acadêmicos de Enfermagem da FAACZ, o município alcançou 78% de lançamento de doses das vacinas contra a Covid-19 no sistema SI-PNI do Ministério da Saúde.

 

“Essa parceria conseguiu que o município saísse do quantitativo abaixo do que o Ministério da Saúde contempla. Mostrando, assim, com esse resultado maior transparência com as doses recebidas e aplicadas”, relatou Scarpati.

 

Para o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, a participação de acadêmicos de Enfermagem na comunidade é de extrema importância na construção desse futuro profissional.

 

“A vacinação é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil, e não poderia ser diferente em nosso município. Sendo assim, não poderíamos ficar de fora dessa vivencia, pois, o aluno FAACZ, e futuro enfermeiro, tem papel fundamental na gestão das imunizações e na conscientização da população”, ressaltou o professor João.

 

De acordo com o coordenador de Enfermagem: “Nesse ambiente, acadêmicos e preceptora devem estar inseridos, porque oportuniza a esses manusear, conservar, preparar, administrar, registrar e descartar resíduos resultantes do processo de vacinação”.

 

O professor João finalizou destacando a participação da preceptora Sheila na supervisão dessa atividade. “Ainda, no evento, os alunos e preceptora, tiveram a oportunidade de reconhecer a situação epidemiológica da área de abrangência em que o serviço de imunização foi realizado. Fatos importantes na participação da enfermagem junto à comunidade de Aracruz”.

 

Saiba a opinião dos estudantes de Enfermagem sobre a atividade

 

“Foi muito importante para mim, enquanto estudante universitário, alimentar dados no sistema SI-PNI, pois agregou conhecimentos, podendo observar todas as etapas do processo, desde administração dos imunobiológicos até alimentação dos dados. Entendendo, assim, a importância da coleta dos dados do paciente ainda na sala de vacinação”. Silas Mathias Uceli

 

“Com essa atividade percebi a importância da coleta de dados dos pacientes na sala de vacinação. Esses dados são necessários para alimentar o sistema de informação do Estado, mantendo assim, um controle das vacinas, sendo importante também, para monitorar os pacientes que recebem esses imunobiológicos”. Alanna Coelho de Assis

 

“O período em que estive na Central de Regulação fazendo o registro de vacinas da Fiocruz e Butantã, no SI-PNI da campanha Covid-19, foi de grande importância para o meu conhecimento e entendimento a respeito da organização de registros dos imunobiológicos aplicados”. Rosani Leite

 

“A importância de conhecer e alimentar o sistema SI-PNI é que o governo precisa saber a quantidade de quem está imunizado para enviar mais vacina e ter o mapa junto a planilha de quais áreas, idades, funções foram atendidas”. Keli Capucho Tolentino

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste