Estudantes de graduação compartilham experiências e conhecimentos durante Mostra de Projetos Integradores

Foto: Ariel Cerri

 

Nos dias 17 e 18 de junho, a FAACZ realizou mais uma edição da Mostra de Projetos Integradores. A iniciativa visa promover projetos acadêmicos desenvolvidos no primeiro semestre do ano pelos estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Logística, Pedagogia e Psicologia.

 

A mostra teve como objetivo aprimorar a aprendizagem do acadêmico de forma interdisciplinar, integrando a teoria e a prática, buscando relacionar a aprendizagem na sala de aula com a Pesquisa/Iniciação Científica e a prática profissional. As apresentações aconteceram nos prédios Conselheiro Primo Bitti (Bloco B) e Xavier Calfa (Bloco C).

 

O Projeto Integrador (PI) faz parte do novo modelo educacional adotado pela FAACZ em 2016, quando passou a ofertar as disciplinas dos cursos de graduação em Regime Modular. “O Projeto Integrador é uma disciplina que busca aproximar de forma interdisciplinar o aluno do seu futuro campo de atuação, nele podem ser desenvolvidas atividades práticas e de investigação sempre orientadas pela pesquisa”, explicou a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla.

 

Para o coordenador de ensino da FAACZ, prof. Marcos Halasz, os Projetos Integradores são um diferencial no currículo do estudante. “Ao invés de praticar os conhecimentos do curso só quando estiver no mercado de trabalho, o aluno FAACZ coloca em ação a profissão todos os dias em sala de aula e na criação de soluções para os desafios propostos pela comunidade e por empresas que são nossas parcerias”, ressaltou.

 

Conheça a opinião dos alunos

 

“Para mim o PI foi uma novidade, de todos os trabalhos que fiz, enquanto aluno de Ensino Médio, nunca foram tão bem elaborados. Confesso que no começo foi difícil organizar, desenvolver algo que realmente “atiçasse” o interesse da banca. Foi uma boa experiência, um trabalho em grupo que envolveu 100% de todos. Além disso, tivemos um novo olhar para a análise de conteúdos para exposição. Tivemos que procurar saber a base da empresa que foi escolhida. Enfim, foi prazeroso fazer um trabalho dessa amplitude pela primeira vez”. Gustavo Lima dos Reis, aluno do 1º Ciclo/Módulo I de Administração.

 

“O PI foi um trabalho incrível e desafiador. Nele abordamos as Práticas Pedagógicas, onde adquirimos conhecimentos que serão levados por toda nossa vida. O trabalho nos fez enriquecer tanto no nosso desenvolvimento acadêmico quanto pessoal. É importante ressaltar o apoio da professora Núbia Rosetti, que foi fundamental para que esse trabalho fosse desenvolvido. Ela nos apoiou do começo ao fim”. Rodrigo Correa de Jesus, estudante do 1º Ciclo/Módulo I de Pedagogia.

 

“O Projeto Integrador é muito importante para o aprendizado de todas as matérias do semestre. Além de ser um estudo mais aprofundado, com ele colocamos em prática o que é ensinado em sala. Contribuiu muito para o dia a dia da nossa vida profissional e acadêmica, mudando a visão em relação as empresas. O PI mostrou de forma simplificada o quão importante para nós, futuros administradores, é realizar esses trabalhos na faculdade”. Alehandra Del Caro Soares, aluna do 1º Ciclo/Módulo II de Administração.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste