Estudantes de Pedagogia da FAACZ participam de Roda de Conversa online

“A importância da articulação entre o gestor e o pedagogo para o fortalecimento da ação docente” foi o tema central da Roda de Conversa realizada, no último dia 11, com alunos do 5º e 7º períodos do curso de Pedagogia da FAACZ. O encontro aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft.

 

O evento contou com palestrantes que fizeram uma exposição importante acerca do papel do gestor, do pedagogo e do professor para consolidação de uma aprendizagem significativa e de qualidade. A atividade foi organizada e mediada pela prof.ª do curso de Pedagogia, Viviane Reis, e contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia, prof.ª Mercedes Silvério Gómez.

 

Foram palestrantes convidados: Lucimara Vitória Machado Loureiro (coordenadora do Setor de Educação Infantil da Prefeitura de Aracruz/Gestão Educacional); Rosieli Geraldina Merotto Foletto (gestora escolar do CMEI Tia Anastácia/Nova Santa Cruz); Waldirene de Oliveira Ferreira (professora de suporte pedagógico do CMEI Tia Anastácia/Nova Santa Cruz) e Sueli Braz Souza Silva (professora de Educação Infantil).

 

Palestrantes fizeram exposição sobre o papel do gestor, do pedagogo e do professor. Foto: Divulgação

Segundo a professora Viviane a atividade teve como objetivos: Discutir sobre a importância da articulação entre o gestor e o pedagogo escolar para o fortalecimento da ação docente; aproximar os estudantes do curso de Pedagogia das vivências e experiências do contexto escolar; proporcionar espaço de discussão, visando levar os estudantes a reconhecerem a importância do elo entre a equipe gestora e os docentes, bem como a força dessa dinâmica na oferta de uma educação de qualidade.

 

Ainda de acordo com a professora Viviane, “a atividade foi desenvolvida de forma interdisciplinar, pois perpassou pelas matrizes curriculares das disciplinas, Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prática de Ensino (5° período) e Avaliação Institucional (7°período), bem como pelas diretrizes curriculares dos Estágios Supervisionados III e V, desenvolvidos nas turmas do 5° e 7° períodos, respectivamente”.

 

Para Miriam Barreira dos Santos, estudante do 5° período de Pedagogia, durante a live foram discutidos pontos importantes, na perspectiva da gestão escolar e seu impacto na ação pedagógica. 

 

“Pensar na estrutura de um espaço educacional, não é uma tarefa fácil, pois envolve diferentes desafios, em diferentes setores que precisam estar articulados, afim de alcançarem um determinado objetivo, que é manter a qualidade e um bom desempenho do processo de aprendizagem dos alunos, além de promover a articulação entre a instituição de ensino e a comunidade ao seu redor”, ressaltou a universitária.

 

Ainda de acordo com Santos: “O trabalho interno de uma instituição educativa, requer responsabilidades não só do diretor, mas de toda a equipe pedagógica. E, para que isso possa acontecer, é importante um bom diálogo, entre todos os colaboradores da instituição. A participação ativa do pedagogo, também é primordial no desempenho interno, principalmente na orientação do corpo docente, para orientar e fortalecer o trabalho docente, através da interação e planejamento, buscando a participação dos pais, e da otimização do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a acadêmica de Pedagogia.

 

Bruna Pinheiro Costa, é aluna do 7º período de Pedagogia e para ela a palestra foi rica em conhecimentos, abordando pontos muito importantes para a formação de pedagogos.

 

“Na ocasião foi abordado com clareza os desafios do qual os gestores, passam e tem passado atualmente com a pandemia. Com certeza as palavras aprendizagem e vivência, que os palestrantes passaram irão nos beneficiar como futuros pedagogos, diretores, coordenadores, educadores, pois estaremos lidando de frente com pessoas e devemos exercer nossa profissão com amor”, pontuou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste