Estudantes e profissionais de Engenharia participam de Ciclo de Palestras na FAACZ

Foto: Alessandro Bitti

 

Começou ontem (06/03), à noite, o Ciclo de Palestras promovido pela Coordenação de Pós-graduação da FAACZ em parceria com os professores orientadores das especializações em Gerenciamento de Projetos; Gestão Estratégica de Pessoas; Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário; Design de Interiores; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia de Soldagem e Neuropsicopedagogia Clínica.

 

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Produção e profissionais da área de Engenharia ficaram atentos as orientações feitas pelo engenheiro de segurança do trabalho do Estaleiro Jurong, Diego Francisco Carneiro, que falou sobre a “Atuação do engenheiro de segurança do trabalho na construção naval”. Carneiro ressaltou a importância de seguir as normas de segurança e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para qualquer atividade que esteja sendo realizada dentro da empresa e no exercício de uma determinada atividade que o profissional corra algum tipo de risco.

 

Diego apresentou também parte da rotina do engenheiro de segurança do trabalho, onde trata dos documentos de segurança, da investigação de acidentes/incidentes, do controle de indicadores e das inspeções de campo. Destacou ainda sobre a importância dos sistemas de combate a incêndio e salvamento, dos conflitos existentes entre a gestão de segurança do trabalho e a produção, a gestão de subcontratadas, dos treinamentos, da seleção de EPIs, da participação na CIPA, dentre outros.

 

Segundo Diego, a principal NR a ser atendida na Indústria de Construção e reparo Naval é a NR-34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Reparação e Desmonte Naval), que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nessas atividades. Ele destacou os principais tipos de trabalhos realizados em um estaleiro, juntamente com seus riscos, como por exemplo: o trabalho a quente; a quente com utilização de gases; com equipamentos elétricos; em altura; em escadas, rampas e passarelas; em plataformas fixas e elevatórias; com exposição a radiações ionizantes e em espaço confinado.

 

Ao final da palestra, o professor George Scarpat Giacomin, orientador da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da FAACZ, apresentou o curso e destacou a sua relevância para a formação dos alunos e profissionais de Engenharia. Em seguida, os universitários da FAACZ e o engenheiro mecânico da Imetame, Manoel Rui, debateram sobreAs perspectivas de mercado para o profissional de soldagem com ensino superior”.

 

Manoel é egresso do curso de Engenharia Mecânica e da especialização em Engenharia de Soldagem da FAACZ e falou sobre o cenário econômico do Espírito Santo e do Brasil, destacando a retomada do crescimento, principalmente, na região de Aracruz e cidades vizinhas. Ele fez questão de destacar a importância de sair sempre à frente: “A hora de investir e se preparar é agora, pois, quando a crise passar, e vai passar, aqueles que já estiverem preparados têm maiores chances de almejar algo no mercado de trabalho”.

 

No encerramento do evento, o professor orientador, João Paulo Calixto, apresentou a especialização em Engenharia de Soldagem: “É de extrema importância em qualquer área do trabalho ou, mesmo, na vida pessoal que a pessoa tenha interesse e foco. Na pós-graduação que oferecemos na FAACZ garantimos a entrega de uma ferramenta de ótima qualidade, que é o conteúdo aplicado por professores altamente qualificados e com ampla experiência na área. Fazer o bom uso desse conhecimento é parte do compromisso do aluno. Caso ele se dedique no curso, garantimos o seu aprendizado”.

 

As palestras terminam na próxima sexta-feira, 09 de março, são abertas ao público, começam às 19h30 no auditório da faculdade e são ministradas por profissionais de reconhecida competência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação. Hoje (07/03), os temas abordados são “A Neuropsicopedagogia Clínica e o novo cenário para o profissional da educação e saúde” e “A importância do Design de Interiores para o detalhamento de espaços arquitetônicos”, esse último tema será ministrado na Sala de Aula n.º 01 do prédio Xavier Calfa.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste