Estudantes e profissionais participam da 2ª Semana da Enfermagem da FAACZ

Fotos: Ariel Cerri

 

Tendo como tema “Enfermagem, uma voz para liderar: saúde para todos”, a coordenação do curso de Enfermagem da FAACZ em parceria com o Hospital e Maternidade São Camilo realizou nos dias 13 e 14 deste mês a 2ª Semana da Enfermagem, que teve como subtemas: “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” e “O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das Políticas Públicas de Saúde”.

 

A edição deste ano teve como eixos articuladores: “Políticas de Formação para a Enfermagem” e “Políticas de Educação e Saúde”. A programação do evento contou com palestra, mesa-redonda e minicursos. A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene que deu as boas-vindas a todos e explicou a dinâmica do evento que teve como palestrante da noite, a secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Clenir Sani Avanza, que abordou o tema “Enfermagem, uma voz para liderar a saúde para todos nos princípios do SUS (Equidade)”.

 

Também marcaram presença no evento, a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral; a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; o coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação da faculdade, prof. Marcos Halasz; a técnica de enfermagem e empresária da Neoclínica Vacinas de Aracruz, Neuceni Maria Gonçalves; o gerente assistencial de Enfermagem do Hospital e Maternidade São Camilo, Murilo Campagnaro; o subsecretário de Saúde de Aracruz, Alexsandro Vimecarti e a gerente de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Aracruz, Rosângela dos Santos Mathias.

 

Durante a sua palestra Clenir fez um alerta aos estudantes e profissionais da Saúde presentes: “Quando o profissional tem conhecimento e boa técnica é capaz de transformar a realidade a sua volta. Para que a realidade mude é preciso conhecer o SUS e o princípio da equidade. O SUS tem a função de promover a saúde, garantindo atenção qualificada e contínua aos indivíduos e às coletividades, assegurando a cidadania e o fortalecimento da democracia. Dessa forma, é preciso considerar a equidade como sendo a estratégica para se atingir a igualdade de oportunidades para às pessoas”.

 

Na ocasião, a secretária de Saúde de Aracruz perguntou qual a diferença entre equidade e igualdade? A estudante de Enfermagem da FAACZ, Danielle Manara Salvador, respondeu corretamente à pergunta e ganhou da palestrante um exemplar da coletânea “Direito da saúde em perspectiva: judicialização, gestão e acesso” da editora Emescam, na qual Clenir é uma das organizadoras. Após a palestra foi aberto o espaço para debates e em seguida os participantes do evento foram para os minicursos “A atuação da Enfermagem no Home Care (Serviço de Atenção Domiciliar)” e “O enfermeiro no processo de cuidar do cliente nefrológico (dialítico).

 

“Segurança do Paciente X Princípios Éticos na Enfermagem” foi o tema da mesa-redonda que aconteceu no último dia 14 e contou com participação do enfermeiro Wladimilson Gama Almeida, especialista em Urgência e Emergência, UTI adulto e infantil, Psicanálise Clínica, Pedagogia na área da Saúde, e da gerente de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Aracruz, Edinea Preisigke Ferreira Godóia. Após a exposição dos palestrantes foi aberto espaço para debates e em seguida os participantes foram para os minicursos: “Enfermagem e o empreendedorismo profissional” e “Auditoria em Enfermagem: Necessidade para a qualidade do cuidado ao cliente”.

 

 

A 2ª Semana da Enfermagem da FAACZ contou com a participação de profissionais e estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FAACZ e dos estudantes do curso Técnico em Enfermagem da escola Premier de Aracruz. Foram parceiros do evento: Restaurante Scopel Grill, Cirúrgica Globo, Padaria São Camilo, Arsenal da Moda, Casa de Repouso Aconchego e Atentor Home Care. Nos dois dias de evento foram feitos sorteios de brindes doados pelos parceiros.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste


Informamos que a data para rematrícula foi adiada. Informaremos uma nova data em breve.

Holler Box