FAACZ: Alunos de Administração e Ciências Contábeis participam de palestra organizada pelo CRC/ES

Universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ e o professor da faculdade, Hettore Sias, participaram de uma palestra online organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC/ES), em parceria com a Comissão de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, no último dia 08.

 

Na ocasião, o prof. Hettore, que também é coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da FAACZ, foi mediador da palestra “Transformação Digital nos escritórios contábeis”, ministrada pelo prof. Dr. Vagner Antônio Marques, que é coordenador e professor da pós-graduação em Ciências Contábeis da UFES.

 

Durante a sua apresentação, o prof. Vagner falou sobre o impacto da tecnologia no contexto das empresas contábeis e da profissão de contador, abordando com que medida é necessário se preocupar com os avanços tecnológicos e quais as possíveis ações que os profissionais e empresários da área de contabilidade precisam pensar, em implementar, para que os negócios evoluam e não sejam engolidos pelos avanços tecnológicos.

 

Prof. Hettore da FAACZ acompanha palestra ministrada pelo prof. Vagner da UFES. Foto: Divulgação

“As máquinas substituem tarefas, mas dificilmente terão as mesmas habilidades da mente humana. Não precisamos nos preocupar achando que a nossa profissão irá desaparecer. A contabilidade sempre passou por choques tecnológicos e obviamente cargos foram reduzidos, extintos e funções foram alteradas”, ressaltou o palestrante.

 

De acordo com o prof. Vagner a evolução tecnológica sempre fez parte do contexto da contabilidade. “A contabilidade e a auditoria não se resumem a processamentos de checagem de dados. As tecnologias não são incorporadas da mesma forma e velocidade, pois não existe tecnologia infalível. Quem dá sentido aos dados são os usuários”, ressaltou o docente da UFES.

 

O palestrante pontuou ainda que: “O negócio de contabilidade não deve ser focado apenas em escrituração contábil, fiscal, folha de pagamento e imposto de renda. Se a gente quer sobreviver e quer que a profissão evolua em termos de percepção e entrega de valor, precisamos mudar essa visão. Afinal, a tecnologia está evoluindo e a gente precisa mudar também o nosso negócio”.

 

Durante a sua palestra, o professor Vagner deu algumas dicas importantes para o profissional de contabilidade, como, por exemplo: conhecer o cliente e os concorrentes, demonstrar valor aos clientes pelos serviços prestados, ter uma boa infraestrutura física, contratar e desenvolver a melhor equipe.

 

Durante a palestra online é apresentada a evolução da tecnologia por décadas. Imagem: Divulgação

“Existem um mundo de oportunidades para quem se adaptar. Atividades padronizadas não devem ser a base do seu negócio. Habilidades técnicas e comportamentais precisam ser desenvolvidas. O foco deve ser apresentar soluções e não vender processos, que não geram valor. O passado não explica com exatidão o futuro. Investir em tecnologia e em gente é essencial para a adaptação a esse novo contexto”, frisou o docente da UFES.

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CRC/ES no YouTube e teve como público-alvo, principalmente, os profissionais de contabilidade. Clique aqui para saber como foi o evento que teve como objetivo demonstrar ao profissional contábil que há possibilidade de não ficar sobrecarregado com tarefas manuais e repetitivas como, por exemplo, digitação de lançamentos. Em vez disso, os softwares de contabilidade estão viabilizando cada vez mais a automatização de tarefas operacionais.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste