FAACZ desenvolve Projetos de Iniciação Científica na área de saúde e bem-estar

“A pandemia fechou o espaço físico da faculdade, mas não parou os universitários. Continuamos com nossa proposta de estudo por meio de nosso Projeto de Iniciação Científica intitulado ‘Práticas Pedagógicas direcionadas aos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)’ com às estudantes de Pedagogia, Rovena da Silva, Miriam Barreira e Daniely Silva”, afirmou a professora e orientadora da FAACZ, Núbia Rosetti.

 

Segundo a estudante Rovena da Silva, “seguimos absorvendo conhecimentos. A cada estudo, texto, artigo e pesquisa descobrimos e compreendemos o mundo do TDAH, assim nos conscientizamos que para o desenvolvimento de todas as habilidades das pessoas com o transtorno é preciso que os pais e profissionais da saúde e educação estejam em um esforço contínuo e interligados para conduzi-los e prepará-los para seus projetos de vida. Afinal de contas, ser diferente é o que nos torna iguais”, ressaltou.

 

Em outra linha de pesquisa, o professor João Carlos Arivabene, que é coordenador dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ, vem desenvolvendo com seus alunos de Iniciação Científica um estudo que analisa a contribuição da educação como fator diferencial na abordagem de promoção e prevenção à saúde nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Aracruz.

 

De acordo com o professor João: “Em sociedades desiguais, as condições para ter saúde não são as mesmas para todos, o que gera desigualdades nos níveis de saúde e na qualidade de vida, e é neste sentido que se faz necessário entender a definição da palavra saúde em toda sua amplitude. É com este pensamento que foram realizadas visitas em escolas do município para o conhecimento de sua realidade, com levantamento das necessidades sobre o tema de educação em saúde nas escolas nos últimos anos”.

 

Ainda segundo o coordenador dos cursos de Enfermagem e Psicologia: “O processo da Iniciação Científica possibilita aos envolvidos, uma importante e significativa contribuição na formação acadêmica, pois insere o discente no âmbito da pesquisa, aprimorando seus conhecimentos dentro na Enfermagem. Já para os sujeitos do estudo, oportunizam melhorias do entendimento do papel cidadão na construção da saúde através da educação”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

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