FAACZ discute Sustentabilidade e Potencialidades de Aracruz no Dia Mundial do Meio Ambiente  

Fotos: Ariel Cerri

“Aracruz e as Multiplicidades de suas Transformações. História, Geografia, Cultura, Sustentabilidade e Potencialidades” foi o tema da palestra realizada na quadra poliesportiva da FAACZ, no último dia 07. O evento foi realizado em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no Brasil, em 05 de junho. A palestra foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Aracruz e a FAACZ.

 

O palestrante convidado foi o professor mestre em Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Construção Sustentável, Fabiano Vieira Dias. Antes das falas das autoridades e da palestra, o evento foi abrilhantado pela apresentação musical dos estudantes dos 4º e 5º Anos, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA).

 

Na ocasião, os alunos do CEA acompanhados ao violão pelo professor de música, Gean Carlos Zorzal Santos, cantaram as músicas “Natureza”, de Élida Santos, e “Herdeiros do Futuro”, de Toquinho. Em seguida, o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, passou a mensagem inicial.

 

“É uma satisfação muito grande estar aqui hoje. O tema a ser tratado é muito importante, por isso, precisamos do engajamento de todos. Nós, da Secretaria de Meio Ambiente fomos procurados pela FAACZ e pelo Ifes para criar oportunidades de parcerias. Essas instituições de ensino têm programas de extensão, inteligência, produção de conhecimento, e nós temos uma cidade que pulsa, por isso convidamos todos a pensarem”, enfatizou o secretário da Semam.

 

“Precisamos abrir portas para se fazer conexões, e quando comecei na questão ambiental, havia um lema muito importante que era: ‘pensar globalmente e agir localmente’, e é isto que estamos fazendo aqui hoje, temos que pensar em cada bairro de nossa cidade, que cresce respeitando as leis, criando oportunidades tanto para o ponto de vista econômico, quanto ambiental”, pontuou Cerqueira.

 

Também estiveram presentes, o prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, outras autoridades municipais, líderes comunitários, estudantes da FAACZ e do Ifes, a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, além do diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Aracruz, Leandro Bitti, que agradeceu pela parceria entre as instituições e relembrou a importância em se pensar no Meio Ambiente em uma cidade que está em pleno desenvolvimento. Em seguida, o diretor do Ifes apresentou o projeto “Campus Aracruz mais Sustentável”.

 

 

“Para nós, FAACZ e CEA, é um prazer discutir sobre meio ambiente, pois dentro da nossa missão institucional temos como finalidade respeitar o meio ambiente e discutir a sustentabilidade de nossa região. Assim como todos vocês, aqui presentes, queremos um mundo melhor, para nós e nossos filhos, e, para isso precisamos de parcerias. Precisamos trabalhar juntos para dar base às novas gerações, que devem saber a importância do meio ambiente em nossa sociedade e no mundo. Por esse motivo, abraçamos esse tipo de parcerias”, destacou a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA.

 

Em seguida, o professor da FAACZ, Dr. Marcos Halasz, comentou sobre os projetos e extensões que a faculdade desenvolve com os alunos pensando no meio ambiente.

 

“Nós trabalhamos muito com a parte da extensão, que é o foco da nossa instituição. Também desenvolvemos alguns projetos envolvendo, por exemplo, o descarte de resíduos hospitalares, publicados inclusive em anais de congressos. Desde o ano passado, entramos na extensão interdisciplinar cumprindo uma legislação, onde em um dos grupos, temos o meio ambiente e sustentabilidade, tendo o aluno um ano para desenvolver um projeto de intervenção junto à sociedade”, afirmou Halasz.

 

A palestra

 

Após as falas das autoridades, o palestrante convidado prof. Fabiano Vieira Dias, comentou sobre o convite que recebeu do município e o que representou palestrar no mês do meio ambiente.

 

“Ao receber o convite da Secretaria de Meio Ambiente ponderei como poderia abordar o tema de forma natural e integrado ao mundo contemporâneo. Sem cair em clichês ou querer repetir o que se anuncia todos os dias nos meios de comunicação quanto à importância da preservação do meio ambiente para nossa sobrevivência nesse planeta e, ao mesmo tempo, em como o território de Aracruz se insere nesse contexto”, explicou Dias.

 

Ainda de acordo com Fabiano, seu estudo partiu do pressuposto de usar sua própria história de origem como pano de fundo para demonstrar, primeiramente, o pioneirismo que a região de Aracruz, a antiga Santa Cruz, sempre teve, desde seus primeiros núcleos urbanos de meados do Século XVI. “Dividi minha apresentação em três momentos históricos fundamentais: o que foi Aracruz; o que é Aracruz e o que Aracruz poderá ser”, disse.

 

Logo depois, o palestrante apresentou uma série de características locais e potências do município e a forma de (re) valorizá-los a partir de exemplos de projetos locais, desenvolvidos ao longo dos últimos anos em outras cidades, além de soluções urbanas e ecológicas facilmente aplicáveis em Aracruz.

 

 

Exposição de Cartilhas Ambientais

 

Durante o evento, o Comitê de Extensão da FAACZ realizou uma Exposição de Cartilhas Ambientais que fazem parte de um projeto transformador sobre meio ambiente. As cartilhas foram produzidas ao longo dos últimos 10 anos de trabalho do Comitê de Extensão nos vários cursos de graduação da faculdade e desenvolveram nos universitários uma sensibilização ambiental.

 

“O Comitê de Extensão da FAACZ tem como objetivo chamar atenção da comunidade sobre ações transformadoras dos indivíduos, a exposição das cartilhas nesse cenário é uma via de prática cidadã, pedindo mudanças de comportamentos ambientais. Precisamos ter essa consciência: a mudança só acontecerá se tivermos conhecimento do problema”, destacou o presidente do Comitê de Extensão, prof. Dr. Arismar Manéia. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste