FAACZ entrega projeto arquitetônico de reforma à Comunidade Terapêutica Betânia

Representantes da Comunidade Betânia recebendo o projeto arquitetônico de reforma feito por universitários da FAACZ. Foto: Ariel Cerri

 

No último dia 09, a FAACZ fez a entrega do projeto arquitetônico de reforma da cozinha e do refeitório da Comunidade Terapêutica Betânia à representante do projeto Betânia, Dora Maria Castoldi Soela, vice-presidente do Conselho Gestor da entidade. O projeto entregue é resultado de um projeto de extensão realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

A entrega aconteceu após a apresentação do projeto arquitetônico feita pela egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marisa Siqueira de Sá. Além do projeto foi entregue uma planilha de custo, contendo as especificações de materiais a serem utilizados para execução da reforma.

 

O projeto arquitetônico de reforma foi desenvolvido por seis alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo (atualmente graduadas): Karla Garcia Correia, Marisa Siqueira de Sá, Izabella da Silva Nunes, Izabela Perovano do Sacramento, Letícia Pereira Freires, Julia Mattiello e por um aluno do curso de Engenharia Civil da FAACZ, Valdeir Capucho Alves, a pedido da Comunidade Terapêutica Betânia, que fez a solicitação à presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral.

 

Participaram também da entrega do projeto, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; as professoras Ivana Souza Marques, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Márcia Machado, coordenadora do projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, e os funcionários da Comunidade Betânia, João Batista da Silva, coordenador do projeto Betânia e Liliane Ferreira Nunes Capucho, assistente social da entidade.

 

“Nossa proposta com esse projeto não é a construção de novos equipamentos ou edificações, mas a reforma e readequação das funções desses espaços, trazendo melhorias para as atividades já existentes e ampliando a capacidade e funcionalidade do lugar”, explicou a agora egressa Marisa Siqueira, arquiteta-urbanista, na época aluna participante do desenvolvimento do projeto arquitetônico de reforma.

 

A professora Ivana foi a arquiteta-urbanista, que também acompanhou os universitários na elaboração do projeto e chamou atenção para a importância das atividades de extensão: “É através da participação de projetos de extensão como estes que o aluno se aproxima verdadeiramente das atividades reais da profissão e vai além, tendo a oportunidade de desenvolver o lado cidadão da arquitetura”, afirmou.

 

O projeto

 

O projeto arquitetônico entregue à Comunidade Betânia é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo intitulado “Diálogos Possíveis para Construção de um Método Coletivo de Assessoria Técnica” e foi coordenado pela professora Márcia Machado durante o ano de 2019. Também participaram do projeto a arquiteta-urbanista e professora Ivana Marques e o engenheiro civil e professor Evandro José Abreu Pinto.

 

Em visita a Comunidade Betânia foi constatado pelos professores e universitários envolvidos que os espaços existentes cumprem a função a qual estão destinados, mas necessitam de adaptações para melhor conforto e otimização das atividades ali realizadas, principalmente no que diz respeito ao conforto térmico e à logística de preparação das refeições.

 

Dessa forma, o projeto arquitetônico de reforma propõe o remanejamento de algumas funções na cozinha, a organização do espaço de exposição dos alimentos, o aumento da capacidade de mesas no refeitório, o nivelamento do piso, o fechamento de aberturas com a manutenção da luz natural através da utilização de cobogós, a criação de uma nova cobertura para melhoria do conforto térmico e harmonização da volumetria e fachada, bem como a inserção de forro em toda área do refeitório.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste