FAACZ: Ex-aluno de Engenharia Química conclui doutorado na UFRJ

Em outubro de 2021, Hudson que é egresso da FAACZ concluiu o seu doutorado. Foto: Arquivo Pessoal

O egresso do curso de Engenharia Química da FAACZ, Hudson Bolsoni Carminati, defendeu em outubro de 2021 a sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e recebeu o título de doutor. Logo que concluiu a graduação em 2013, ele foi aprovado no mestrado em Engenharia Química também pela UFRJ e, seguidamente, no doutorado desenvolvido no Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química/na área de concentração: Sustentabilidade e Energia.

 

“Ao terminar a graduação (2013) ingressei imediatamente no mestrado em Engenharia Química da COPPE/UFRJ (2014-2016). No mesmo ano do término, fui chamado para lecionar no colegiado de Engenharias de uma faculdade do Espírito Santo, ministrando disciplinas como Cálculo de Reatores, Mecânica dos Fluídos, Transferência de Calor e Hidráulica. Em 2017, surgiu a oportunidade de iniciar o doutorado nas áreas de Sustentabilidade e Energia em parceria com a Shell Brasil, foi quando voltei ao Rio para iniciar o curso na UFRJ”, disse o ex-aluno da FAACZ.

 

Segundo Hudson, durante o doutorado ele trabalhou em duas frentes distintas. A primeira foi a construção de uma planta-piloto para captura de carbono (CO2) de gases de queimas em turbinas para a Shell Brasil. E, simultaneamente, às etapas de projeto, construção e comissionamento da planta, trabalhando com projeto de processos de produção de eletricidade associados a técnicas de captura de carbono, por meio de simulação computacional e avaliação de viabilidade técnica e econômica. 

 

O egresso de Engenharia Química também explicou sua escolha pelo doutorado da UFRJ: “A oportunidade surgiu na combinação de áreas que me atraem bastante, que são: Sustentabilidade e Energia.  Este projeto foi coordenado pela prof.ª Ofélia Queiroz, uma referência mundial na área de captura de CO2. Ao longo destes quatro anos, pude desenvolver diversos estudos que resultaram em mais de 15 publicações, majoritariamente em revistas internacionais de renome, incluindo a participação em diversos congressos internacionais”.

 

Ainda de acordo com Hudson: “Além disso, a etapa de projeto e construção da planta-piloto foi uma oportunidade fantástica para aprimorar várias habilidades técnicas. Etapa esta que foi viabilizada pela ótima infraestrutura da UFRJ em parceria com a Shell. Umas semanas após a minha defesa de doutorado, fui contatado pela Radix, uma empresa de projetos em Engenharia, onde estou trabalhando atualmente como engenheiro de processos e gerenciando projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor de Óleo e Gás”.  

 

Hudson também falou como foi a sua passagem pela FAACZ e como essa trajetória contribuiu em sua vida profissional e acadêmica: “Certamente, a contribuição da FAACZ no desenvolvimento de seus alunos não se resume à formação e entrega do diploma. Durante meus cinco anos de curso pude participar de diversos eventos acadêmicos com cursos de aperfeiçoamento nas áreas técnica, pessoal, acadêmica e científica”.

 

O ex-aluno continuou: “Pude participar de três projetos de iniciação científica-tecnológica com toda a assistência possível para obter resultados sólidos para publicações e ainda tive a oportunidade de auxiliar como aluno-monitor em diversas disciplinas. O aperfeiçoamento obtido na graduação e nas atividades de extensão e pesquisa foram essenciais não só para formatação de um currículo aceitável para ingresso em mestrado/doutorado, mas, principalmente, na formação profissional”.

 

“A nossa formação é suficientemente boa para nos garantir horizontes aos quais muitos não cogitam ou não se consideram aptos a desbravar. Isso se deve em grande parte ao ótimo corpo docente que tivemos, muitos dos nossos professores nos inspiraram não só através da didática, mas despertaram o desejo de compartilhar conhecimento e de se envolver com a ciência”, disse Hudson afirmando a qualidade de ensino oferecido pela FAACZ.

 

De acordo com o egresso: “Vários outros colegas, especialmente, do curso de Engenharia Química já obtiveram seus títulos de mestre ou doutor nos programas de pós-graduação mais bem-conceituados do país. E, muitos têm desempenhado funções em grandes empresas e universidades no Brasil e no exterior”.

 

O professor da FAACZ, Marcos Halasz, participou diretamente da formação de Hudson na graduação em Engenharia Química e afirmou: “O Hudson era um excelente aluno, com um potencial muito grande. Era certo que teria um futuro brilhante. Fiquei mais feliz ainda quando soube que ele havia concluído o doutorado no mesmo programa que cursei, pois serviu de inspiração para trilhar meus caminhos há 20 anos atrás”.

 

Ainda comentou Marcos que também é coordenador de ensino, pesquisa e extensão na FAACZ: “Muitos dos egressos do curso de Engenharia Química da FAACZ seguiram este caminho que leva a Pesquisa e Docência. Em tempos em que muitos questionam a Ciência, ver que nossos ex-alunos compreendem sua importância só me traz orgulho”, ressaltou.

 

Hudson também falou sobre os seus planos para o futuro e que espera continuar colhendo bons frutos do empenho dedicado ao logo dessa trajetória de muitos anos.

 

“Felizmente, estou tendo a oportunidade de trabalhar exatamente com o que gosto e estou bastante satisfeito com o que pude conquistar até aqui. Assim como a graduação, mas num nível diferente, o doutorado nos faz aprimorar muitas habilidades pessoais, interpessoais, acadêmicas e profissionais, as quais nos moldam para assumir funções de excelência, seja como pesquisador, docente, gestor, consultor, entre várias outras”, afirmou o ex-aluno da FAACZ. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste