FAACZ realiza palestra sobre saúde mental para parceiros

 

“Saúde mental em tempos de pandemia e isolamento social: uma conversa com os educadores” foi tema de uma palestra online, via plataforma Teams, realizado pela professora da FAACZ, Flávia Marchiori, com professores, instrutores e funcionários do Centro Integrado SESI/SENAI/IEL “Sérgio Rogério de Castro” de Aracruz, no último dia 20. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a faculdade e o Centro Integrado.

 

“Em tempos de pandemia, isolamento social e alterações na rotina é comum que aconteçam mudanças nos sentimentos, especialmente de ansiedade. Por mais que o isolamento social afete a saúde mental é preciso trabalhar a ideia de que este é um tempo delicado pelo qual todos nós precisamos passar juntos. Isolados sim, sozinhos nunca”, alertou Flávia que é psicóloga, mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e professora do curso de Psicologia da FAACZ.

 

Na ocasião, a palestrante reforçou a necessidade de todos os profissionais diminuírem a ansiedade, terem novas atitudes e focarem internamente no que traz bem-estar. Além disso, a psicóloga alertou sobre a importância de se investir no autocuidado (comportamento que a pessoa desempenha em seu próprio benefício).

 

A palestrante também apresentou o Guia de Cuidados para a Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), voltado para diferentes grupos da sociedade. A prof.ª Flávia encerrou a palestra ensinando uma receita para abastecer o potinho de autocuidado que cada um de nós possui.

 

“Neste momento, o que nós podemos fazer é buscar amenizar os sintomas da ansiedade e tentar viver de maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa triste realidade. Afinal, só há um caminho para superarmos tudo o que está acontecendo, que é lutando juntos e pensando nos outros, além de nós mesmos”, disse a diretora escolar do SESI/SENAI de Aracruz, prof.ª Lúcia Maria Giostri Cardoso.

 

Para as coordenadoras pedagógicas, Marília Estrela (SESI) e Rogéria Ribeiro (SENAI), os professores e instrutores têm um papel importante na vida dos alunos e da escola, por isso, é importante o autocuidado: “Agora não é o momento para ficarmos preocupados com o currículo, pois não sabemos o que vai acontecer. Vamos focar nas competências socioemocionais. Afinal, estamos tendo uma grande oportunidade para fazer diferente. É outro tempo, um dia de cada vez”, afirmaram.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box