FAACZ sedia encontro microrregional do 11º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua

Fotos: Alessandro Bitti

O auditório da FAACZ, em Aracruz, na úttima quinta-feira (14/07), foi palco do quarto encontro microrregional do 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo) e Mútua/Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea/ES.

 

Marcaram presença no evento promovido pelo Crea-ES em parceria com o Confea, o coordenador dos cursos de Engenharias da FAACZ, prof. Dr. Harerton Dourado, o presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Jorge Luiz e Silva, o diretor administrativo da Mútua/ES, engenheiro agrônomo Douglas Muniz Lyra e o coordenador adjunto da Comissão Organizadora Regional do 11º CEP, engenheiro químico Lucas Antônio Silveira.

 

Na ocasião, profissionais e estudantes da Engenharia, da Agronomia e das Geociências da cidade de Aracruz e região puderam apresentar propostas para serem discutidas no 11º CEP, além de elegerem delegados que irão representá-los no evento estadual e, posteriormente, na etapa nacional, a ser realizada em Goiânia-GO. O 11º CEP tem como tema central o “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

 

São eixos temáticos do evento: Inovações Tecnológicas – Inovações Tecnológicas no processo do desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia, da Agronomia e das Geociências; Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia, e, Atuação Profissional – Os rumos na formação profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências brasileiras.

Os delegados eleitos sem mandato no microrregional de Aracruz foram: Leandro Gomes Rufino, Marcos Antonio de Jesus, Moisés de Jesus Nunes, Paulo Sérgio Barcelos Pimentel e Rodrigo Alburguetti. Assumem a função de delegado com mandato: Breno Godinho, Edemilson Abreu Carneiro, Jairo dos Santos Azeredo, José Zulmiro Cuzzuol, Larissa de Morais Meireles, Magaly Florêncio Martins Broseghini, Renan Demuner Scalzer e Rogério Giacomin Júnio.

 

Para Moisés de Jesus Nunes, assessor de Engenharia do Crea da Inspetoria de Aracruz, “o evento microrregional do CEP foi um sucesso e teve a participação de vários profissionais e estudantes de Engenharia da região. Todos tiveram a oportunidade de elogiar, criticar, e realizar propostas que serão levadas ao CEP Estadual, em Vitória, no dia 06 de agosto. Agradecemos a FAACZ por disponibilizar suas instalações para que o evento ocorresse em nossa cidade”, afirmou Nunes que é egresso da FAACZ de 2017 do curso de Engenharia Mecânica.

 

“O evento foi muito interessante,  além das palestras, houve um momento onde fomos divididos em grupos e podemos elaborar propostas com melhorias voltadas para três eixos distintos: atuação profissional,  infraestrutura  e inovação. Eu mesmo tive a oportunidade de, com base na minha experiência na área industrial e na docência, contribuir para propostas que foram elaboradas e que se forem aprovadas, irão para o congresso nacional do Sistema Confea”, afirmou o professor da FAACZ e engenheiro mecânico, Patrik Borges do Nascimento Leal.

 

Patrik além de docente da FAACZ é ex-aluno da faculdade e falou da importância da aproximação da Academia com o Conselho. “Essa aproximação com o Conselho é muito importante para a faculdade, pois é uma oportunidade de mantermos alguns egressos por perto e, até mesmo, poder sediar cursos e workshops fornecidos pelo Crea, que poderão ser uma ótima contribuição para a formação continuada dos nossos discentes”, salientou.

“Foi muito legal participar do CEP, conhecer outros profissionais e ouvir demandas diferentes, e principalmente saber que o nosso conselho se importa com nossa opinião. E também através do CEP vou ter a oportunidade de participar do 77º SOEA 2022 já que fui o primeiro sorteado com uma viagem e, o melhor, com tudo pago. Esse evento também será em Goiânia só que em outubro”, relatou o egresso da FAACZ de 2020, do curso de Engenharia Civil, Lincoln Roger da Costa Amaral Tassinari.

 

Para o ex-aluno da FAACZ: “Subir as escadas da faculdade e lembrar que não está devendo nenhuma matéria. Não tem preço. Fiquei orgulhoso quando falaram que eu era profissional e não era mais estudante. Me senti menino homem”, disse Tassinari.  Além de Lincoln outro egresso da FAACZ de 2019, do curso de Engenharia Civil, que também irá participar do SOEA 2022, com tudo pago pelo Crea-ES, é o engenheiro Thalles Soeiro de Souza. Ele foi o segundo ganhador da viagem, durante o evento em Aracruz.

 

Congresso Estadual de Profissionais

 

O 11º CEP irá acontecer no dia 06 de agosto, em Vitória (ES). Nessa etapa, ocorrerá a apresentação e a aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas reuniões microrregionais. As demandas aprovadas no CEP seguem, então, para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

Congresso Nacional de Profissionais

 

Essa é a última etapa, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal e submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 11º CNP acontecerá em Goiânia-GO, nos dias 06 a 08 de outubro de 2022 e será organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON) do Confea.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste