FAACZ tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

Foto: Divulgação

 

Entre os dias 05 e 09 de junho a FAACZ promoveu uma programação especial durante a Semana do Meio Ambiente no intuito de ampliar as discussões em torno das questões ambientais e promover no espaço acadêmico esta interlocução tão importante para a sociedade. Foram realizadas várias atividades, como: ações de sensibilização ambiental no centro da cidade; palestras; apresentação cultural e o Seminário de Meio Ambiente. O evento organizado pelo Comitê de Extensão lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

 

Na última quinta-feira (07) aconteceu o VIII Seminário de Meio Ambiente que marcou o início de vários trabalhos que serão desenvolvidos durante o mês de junho com os acadêmicos. Universitários dos diversos cursos de graduação, além de professores e coordenadores de curso da faculdade lotaram o auditório e ficaram atentos à palestra ministrada pelo gerente de operações da Lucus Florestas Sustentáveis, Fernando Henrique Moreno de Oliveira Del Piero, que falou sobre “Sustentabilidade como Oportunidade de Negócios”. Antes do Seminário foi realizada uma apresentação artística na quadra poliesportiva com o grupo “LC Dance/Dança de Salão”, formado por alunos da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, coordenados pelo professor de Dança, Luiz Carlos Sant’Anna.

 

Quem participou do Seminário pôde conferir o trabalho realizado pelos acadêmicos, que produziram cartinhas educativas e informativas sobre as questões ambientais com temas diversos, que serão levadas às escolas municipais e distribuídas nas bibliotecas de cada unidade escolar. O trabalho foi orientado pelo prof. Arismar Manéia, que explicou a segunda fase da atividade. “Iremos promover diversas minipalestras nas escolas municipais de Aracruz com as cartilhas ambientais. Precisamos despertar em nossas crianças e jovens uma reflexão crítica sobre o Meio Ambiente”.

 

Na ocasião, no hall de entrada do auditório estava a exposição sobre a trajetória do Hospital e Maternidade São Camilo (HMSC) de Aracruz produzida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ. Com o tema “50 anos HMSC: passado, presente e futuro” a exposição reuniu em painéis alguns fatos históricos, desde a sua fundação em 1967 até 2017, com projeção sobre o futuro da instituição hospitalar.

 

A diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, participou da abertura do Seminário e destacou a importância de debater sobre a sustentabilidade e sua relação com a oportunidade de negócios: “Temos mais uma vez na instituição um circuito de conversas sobre Meio Ambiente. Hoje, vocês, enquanto estudantes, terão condições de dialogar de forma acadêmica esse tema. Desejo um excelente debate sobre negócios e sustentabilidade. Por isso, preserve, cuide e zele pelo Meio Ambiente. O Ensino Superior colabora muito para essas mudanças de atitudes, principalmente, no fazer e na forma de pensar e agir em sociedade”.

 

Na última segunda-feira (05/06), os universitários da FAACZ participaram no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz da palestra ministrada pelo presidente do Cereias (Centro de Reintrodução de Animais Selvagens), Luciano Lisbão Junior, que falou sobre os 25 anos de existência da instituição abordando o tema “Cereias: A vida volta à natureza, histórias e desafios de quem luta pela preservação da fauna”. 

 

No dia 08 de junho, os estudantes dos cursos de Direito, Administração, Pedagogia e das Engenharias da FAACZ, responsáveis por desenvolver este ano o projeto “Consciência Ambiental: Vamos Praticar?”, participaram de um treinamento com o Comitê de Extensão da faculdade e com a equipe da Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de Aracruz.

 

Encerrando as ações da Semana do Meio Ambiente, professores do Comitê de Extensão e estudantes dos cursos de graduação da FAACZ em parceria com a equipe da SEMAM realizaram no sábado (09/06), em frente ao Banco do Brasil e no Mercado Municipal de Aracruz, ações de sensibilização ambiental e distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. As ações fazem parte do projeto “Consciência Ambiental: Vamos praticar?”, que foi premiado em 2014 no Sinepe em Ação. O projeto ficou em 2º lugar na categoria Educação Superior.

 

Para Carolina Manzioli Lenzi Bitti, estudante do 3° período do curso de Direito, a ação de sensibilização ambiental realizada todos os anos durante a Semana do Meio Ambiente é enriquecedora. “Durante essa atividade temos contato com a população. Dessa forma, podemos sensibilizar cada indivíduo da sua responsabilidade com o Meio Ambiente, seja no plantio adequado de árvores ou no desperdício de recursos naturais como, por exemplo, a água. É perceptível que a população aracruzense tem buscado mudança de atitudes frente às necessidades de preservação de recursos naturais para as gerações futuras”, ressaltou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...