FAACZ tem Secretaria Digital que beneficia veteranos e calouros dos cursos de graduação e pós-graduação

Colaboradores da FAACZ realizando a separação de documentos de ex-alunos para digitalização na Secretaria Digital. Foto: Ariel Cerri

 

Desde 2019, a FAACZ vem implantando a digitalização na Secretaria Acadêmica para agilizar a prestação de serviços aos seus alunos veteranos e calouros dos cursos de graduação e pós-graduação. A Secretaria Digital visa a implantação gradativa de vários sistemas digitais unidos a processos que projetem a diminuição da utilização de papel, tornando todos os documentos digitais e, ainda, catalogados conforme classificação do Acervo Acadêmico normatizado pelo Ministério da Educação.

 

“Hoje na matrícula, além do papel físico, todos os documentos pessoais são digitalizados e registrados na pasta do estudante que é processada através do Ábaris e armazenada na nuvem. Esse processo de digitalização está sendo realizado com documentos dos ex-alunos que ingressaram na faculdade a partir de 1990 até os dias de hoje, incluindo os alunos de pós-graduação, os diários de classe e os contratos financeiros, dentre outros. A plataforma implementada realiza cópias de segurança, respeitando os requisitos de durabilidade, disponibilidade e segurança dessa documentação”, explica a secretária acadêmica da FAACZ, Terezinha Tonon.

 

Em 2022, as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) seguindo as legislações estará emitindo o diploma de graduação por meio digital, cujo validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificado digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil.

 

Todo o processo de digitalização dos documentos, bem como as solicitações que o estudante abre eletronicamente via Portal do Aluno, fazem parte do programa de melhoria no atendimento da FAACZ. Atualmente, os universitários podem abrir de forma eletrônica, sem ter que se deslocar até a Secretaria Acadêmica, solicitações como:

 

  • Rematrícula por períodos;
  • Declaração de Matrícula;
  • Histórico Escolar;
  • Solicitação para cursar disciplinas extras;
  • Análise de disciplinas via processos;
  • Diploma;
  • Solicitação de prova substitutiva;
  • Solicitação de Formatura.

 

Com a mudança, por meio do celular o aluno conectado à internet pode acessar a página da FAACZ (faacz.com.br) e o Portal do Aluno, onde estão disponibilizados também o comprovante de matrícula, notas, faltas, carga horária, calendário letivo, matriz curricular, planos de ensino dos cursos de graduação/pós-graduação e outras demandas que forem necessárias.

 

“A demanda da Secretaria Acadêmica é grande. Com os documentos digitais conseguimos dar mais atenção a outras demandas importantes. Mas o grande ganho é do universitário, que não precisa se deslocar ou encarar filas para pegar um comprovante. Estamos avançando em uma gestão que preza pela qualidade e satisfação do nosso aluno”, avalia Terezinha.

 

Com as ações já desenvolvidas a FAACZ busca melhorar o atendimento e facilitar a vida dos estudantes, possibilitando que suas demandas sejam iniciadas a qualquer momento e de qualquer lugar, com possibilidade de acompanhamento eletrônico até a conclusão da solicitação. “Tudo isso será registrado nas informações dispostas no Dossiê do Estudante que será uma pasta totalmente digital e segura”, destaca a secretária acadêmica da faculdade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste