Gestores e funcionários da FSJB participam de reunião com o governador do Espírito Santo

Fotos: Alessandro Bitti

 

Em reunião, no último dia 16, no Palácio Anchieta, com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung e o secretário de desenvolvimento do Estado, José Eduardo Faria de Azevedo a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral – mantenedora das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e do Centro Educacional de Aracruz (CEA) – pleiteou um convênio de parceria para a implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica para que a instituição se torne pioneira no conceito de sustentabilidade na cidade de Aracruz, servindo como referência para todo o Espírito Santo.

 

Também participaram do encontro o diretor executivo da FSJB, Richardson Moro Schmittel, a diretora acadêmica da FAACZ e diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, coordenadores e professores da faculdade, bem como funcionários de vários setores da instituição. A Fundação já é referência na oferta de ensino de qualidade em Aracruz e região, desde o Ensino Fundamental ao Superior. Além disso, a instituição possui a Certificação de Entidade Beneficentes de Assistência Social na área de Educação, o CEBAS – 2018.

 

 

“Estamos aqui representando a Fundação São João Batista, que é uma instituição filantrópica e coirmã da Fundação Hospital e Maternidade São Camilo. Instituições que foram fundadas por Monsenhor Guilherme Schmitz e, por isso, pertencem a sociedade civil organizada. Hoje, almejamos uma parceria para a implantação de um projeto de cunho ambiental que irá melhorar a vida de nossos professores, funcionários e alunos, pois caminha pelo viés da sustentabilidade. Afinal, a base de tudo em nossa sociedade é a educação, sem ela não há desenvolvimento e saúde, por exemplo”, afirmou a presidente da Fundação São João Batista.

 

O projeto para implantação do sistema de geração de energia fotovoltaica foi desenvolvido pelos professores da FAACZ, Marcos Roberto Teixeira Halasz, Uara Sarmenghi Cabral e João Paulo Calixto da Silva, e já foi apresentado ao deputado estadual Erick Musso, que é presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde o projeto encontra-se em trâmite. Após a fala da presidente da FSJB, o prof. Marcos apresentou o projeto ao governador Paulo Hartung e ao secretário de desenvolvimento José Eduardo.

 

“Esse projeto surgiu de uma demanda interna e foi desenvolvido junto com alunos e professores como atividade de extensão. Com base nesses estudos, chegamos a alguns dados interessantes, como por exemplo: custo e levantamento da área de cobertura, que está apta a receber módulos fotovoltaicos. Vale lembrar que, esse tipo de projeto é uma tendência mundial e está em voga no cenário nacional e no plano de desenvolvido do Espírito Santo para 2030. Além do impacto econômico, que irá representar para a instituição. A Fundação São João Batista como mantenedora de Instituições de Ensino, sente-se na obrigação de dar exemplo aos seus alunos no que diz respeito às políticas ambientais e sustentabilidade”, ressaltou o prof. Marcos Halasz.

 

“Sou fã da instituição que está em uma região promissora do Espírito Santo. O cenário geral do nosso Estado é positivo. O comércio começou a crescer, a geração de emprego está evoluindo e a arrecadação aumentou. Vocês vieram buscar uma parceria e já tem um parceiro”, pontuou o governador Paulo Hartung, que após os trâmites legais irá firmar o convênio com a Fundação São João Batista em um evento a ser realizado na instituição de ensino até o final deste ano.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Nos dias 14 e 15 de outubro (segunda e terça-feira),
não haverá expediente na instituição.

Holler Box