Inclusão social na FAACZ acontece de fato

A FAACZ, pioneira no ensino superior no litoral norte capixaba, aprimorou desde 2016 várias adaptações em suas dependências, bem como revisou aspectos pedagógicos para atender cada vez melhor as necessidades de pessoas com diversos tipos de deficiências. Destaque são as rampas de acesso na entrada principal da instituição e em diversos pontos da infraestrutura, além de elevadores disponibilizados nos prédios do Bloco A e B para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. 

 

Além disso, todas as salas de aula, laboratórios de informática e dos vários cursos de graduação e dos setores da faculdade como, por exemplo, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, dentre outros, possuem uma placa escrita em braile e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ajudar o aluno ou visitante que possui deficiência auditiva ou visual. Também foram colocados pelos corredores dos prédios pisos táteis para auxiliar alunos, professores e visitantes que possuem alguma deficiência visual.

 

Acessibilidade com rampas e pisos táteis. Fotos: Divulgação

Os pisos táteis também estão instalados pelo pátio principal da instituição, em torno da quadra poliesportiva e pelos corredores que dão acesso aos prédios do Bloco A e B. A instituição também implantou ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como leitores de tela, impressora em braile, programas e softwares, bem como livros digitais que possibilitam a integração de mais alunos.  

 

Um destaque que demonstra muito todo esse investimento, é a egressa do curso de Direito, Marcela Giacomin Pandolfi, recém-formada no dia 28 de janeiro de 2021.  A egressa teve facilidade de assimilação às rotinas do curso que começou em 2016. Alfabetizada em braile, ela cursou a maior parte do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio no Centro Educacional de Aracruz (CEA).

 

Exemplo de determinação e superação Marcela tem deficiência visual total desde os seis anos de idade devido a um câncer, ela – com apoio constante da família – não deixou que a sua limitação fosse obstáculo para buscar conhecimento. Com afinco e dedicação aos estudos, a jovem venceu cada etapa da Educação Básica até ingressar no Ensino Superior. Disciplinada, tem mesmo perfil de advogada, como os mais próximos sempre lhe confidenciavam, aliás, foi o que a levou a se interessar pela graduação em Direito.

 

Marcela é deficiente visual total e se formou em Direito na FAACZ.

Na FAACZ, Marcela teve a disposição à chamada “sala de recursos”, local em que teve acesso a um computador com softwares específicos, além de uma impressora em braile, que a auxiliaram nos estudos durante toda a sua vida acadêmica na faculdade. Sempre atenta às questões de acessibilidade, a FAACZ continua ampliando os pisos com sinalização tátil, além de investir no treinamento contínuo do corpo docente para bem receber alunos com necessidades especiais. Além disso, a faculdade está reformando suas calçadas externas, tornando-as calçadas cidadãs facilitando a acessibilidade sobretudo para as pessoas com deficiência, gestantes e idosos.

 

Em 2016 a faculdade também disponibilizou para os alunos do curso de Direito algumas obras, em braile, doadas pelo Senado Federal. Dentre as obras estão: Estatuto da Criança e do Adolescente; Cultura: captação de recursos e incentivos fiscais; Estatuto do Estrangeiro; Constituição da República Federativa do Brasil (1988); Novo Código de Processo Civil; Legislação Desportiva; O Senado Federal; Decreto n.º 7.616 de 17 de novembro de 2011; Estatuto da Igualdade Racial; Estatuto do Desarmamento; Estatuto da Juventude e Microempreendedor Individual.

 

A diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, lembra que a instituição está sempre buscando compreender as necessidades de pessoas com deficiência para ajudá-las tanto nos seus limites quanto nas suas possibilidades e reforça: “Marcela, por exemplo, representou para nós uma oportunidade de revisarmos o nosso modo pedagógico, a dinâmica do ensino e as oportunidades que podemos oferecer para todos, porque esta é a nossa tarefa: oferecer a todos um ensino de qualidade, ético e de compromisso”

 

Texto: Alessandro Bitti   
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste