Intercambistas da Alemanha, Polônia e Colômbia fazem apresentação pública de trabalhos científicos

Foto: Ariel Cerri

 

Na semana passada, os intercambistas da Alemanha, Thomas Friedrich Johannes Kaufmann e Elena Krause; da Colômbia, Andrea Liseth Coronel Sierra e da Polônia Maciej Piotr Kaminski, fizeram a apresentação pública de seus trabalhos científicos desenvolvidos na FAACZ. Elena e Maciej tiveram como tutora a prof.ª Julimara Zampa Bitti Blank e abordaram, respectivamente, os seguintes temas: “Resíduo sólido doméstico: uma comparação do tratamento de resíduos entre Brasil e Alemanha” e “Análise de pontes em vias expressas”.

 

Em seu trabalho Elena pesquisou informações de quantidades de resíduos gerados no Brasil e na Alemanha e de que forma esse resíduo é tratado desde a sua geração nas residências até a destinação final. Já Maciej analisou os problemas que se discutem sobre as pontes no Brasil, tendo como estudo de caso a Terceira Ponte localizada entre Vitória e Vila Velha, além disso trouxe alguns estudos e soluções que se usam na Europa.

 

Já Thomas teve como tutora a prof.ª Uara Sarmenghi Cabral e abordou o tema “Extração de colágeno de resíduos sólidos de pescado” e Andrea teve como tutor o prof. Jussélio Robrigues Ribeiro, que também é coordenador de estágio internacional da FAACZ, e o tema do seu trabalho foi “Comparação do Turismo entre o Espírito Santo e o Estado de Santander na Colômbia”.

 

Na sua apresentação, Thomas deu continuidade a um trabalho que já é desenvolvido na FAACZ, mostrando áreas de aplicação do colágeno, como na indústria farmacêutica, de cosmético e de couro. “50% de todo material produzido na indústria do pescado pode se tornar resíduo sólido, e deste 30% pode ser de colágeno”, afirmou o intercambista da Alemanha. Já Andrea fez um paralelo entre os aspectos turísticos do Espírito Santo e do Estado de Santander, de onde ela vem na Colômbia. 

 

Essa edição das apresentações dos intercambistas contou com a participação dos ex-alunos do curso de Engenharia Química da FAACZ, Lucas Matos Dapaz Santana e Bruno Capiche Ladeira, e do estudante do 10º período de Engenharia Civil, Frederico Deambrozi Magris, que participaram do Programa de Intercâmbio. Na ocasião, os egressos e o aluno da FAACZ contaram suas experiências e ressaltaram as oportunidades surgidas com o estágio internacional. Bruno está atualmente estagiando em Lisboa e enviou um vídeo que foi apresentado durante as apresentações dos intercambistas.

 

Lucas esteve no final de 2016 e início de 2017 na Alemanha, em uma Universidade na cidade de Noremberg e falou sobre sua experiência com o idioma e a cultura alemã, além de apresentar detalhes do trabalho desenvolvido durante o período de estágio. Lucas, finalizou dizendo sobre a oportunidade de conhecer diversos países e pessoas de diferentes nacionalidades, além de reencontrar alunos que fizeram o intercâmbio na FAACZ em 2013 e 2015. Frederico também fez o seu estágio na Alemanha.

 

As apresentações dos estudantes de intercâmbio aconteceram no auditório da instituição e ao final foram entregues aos intercambistas certificados de carga horária e de apresentação pública, expedidos pela faculdade e os professores tutores receberam certificados de orientação.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste