Intercambistas da Colômbia, México, Polônia e Sérvia chegaram a FAACZ

Foto: Ariel Cerri

 

Na última quinta-feira (16), o coordenador de estágio internacional da FAACZ, prof. Jussélio Rodrigues Ribeiro apresentou para a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral e para a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli os seis intercambistas do Ciclo 2018 do programa de estágio internacional da faculdade.

 

A diretora acadêmica deu as boas-vindas aos intercambistas e falou da importância do programa de intercâmbio internacional para a faculdade: “Temos muito orgulho desse programa que tem quase dez anos de atuação dentro da instituição. A FAACZ é a única faculdade no Estado que realiza o Programa de Estágio Remunerado no Exterior da IAESTE, International Association for the Exchange of Students for Technical Experience. Por isso, agradecemos a nossa mantenedora, em nome da presidente Celi, que possibilita a sua manutenção”.

 

“Ficamos felizes em receber essa nova turma de intercambistas em nossa instituição. Temos orgulho em ser exemplo com nosso programa de intercâmbio e deixamos claro que o fazemos por amor à educação. Esse programa representa uma importante ferramenta de internacionalização da FAACZ, pois rompemos fronteiras e possibilitamos o aprendizado mútuo de nossos alunos e de vocês intercambistas”, disse Celi Cabral, presidente da FSJB.

 

Durante a apresentação estavam presentes os professores tutores/orientadores e os universitários da FAACZ que estão hospedando os intercambistas. Da Colômbia vieram os estudantes Ricardo Niño Gonzalez, Liseth Nathalia Mosquera Romero e Daniel Humberto Bohórquez Martínez; do México a aluna Nahomi Angel Murguía Echeverria; da Polônia o aluno Pawel Adam Strycharz e da Sérvia a estudante Ana Sabanovic.

 

Daniel Bohórquez é estudante de Engenharia Industrial na Colômbia e falou sobre as suas expectativas durante o seu estágio na FAACZ: “Com esse estágio espero aprender uma nova cultura e a língua portuguesa, além de conhecer várias indústrias e diferentes lugares no Espírito Santo. Acredito que essa experiência me tornará uma pessoa e um profissional melhor. Sem contar que essa vivência em outro país me torna mais competitivo em meu campo profissional”.

 

“Receber um intercambista está sendo uma ótima experiência. Estou aprimorando a fluência no inglês, o que me ajudará futuramente no campo profissional. Além disso, possibilita conhecer uma nova cultura mostrando diferentes maneiras de lidar com as pessoas, respeitando a sua individualidade”, disse a estudante do 9º período de Engenharia Mecânica da FAACZ, Carolina de Morais Xavier, que está hospedando o estudante Pawel Adam da Polônia.

 

Ana Sabanovic da Sérvia espera participar ativamente do cotidiano brasileiro e não ser apenas uma observadora: “Quero conhecer a cultura e a maneira de viver dos brasileiros, identificando as diferenças entre a vida no Brasil e na Europa. Aprender coisas inovadoras sobre as construções desse país e compartilhar um pouco do meu conhecimento para ajudar a melhorá-las. Espero ainda conhecer novas pessoas, a cultura e os costumes desse país multicultural que é o Brasil”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box