Mesa-redonda na FAACZ aborda o autocuidado, cuidado e empoderamento feminino

Foto: Divulgação

“Cuidando da Mulher: Autocuidado, Cuidado e Empoderamento Feminino” foi o tema central da mesa-redonda organizada pelos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ, como atividade de sensibilização da campanha do Outubro Rosa. O evento aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft e foi aberto ao público externo. A atividade foi acompanhada pelo coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene.

 

Foram palestrantes, a médica ginecologista e obstetra, Gilsara Marília Teixeira Marques; a delegada de Polícia Civil do Espírito Santo e titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Aracruz, Amanda da Silva Barbosa; a doutora em Epidemiologia e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Franciele Marabotti Costa Leite e a psicóloga, terapeuta e prof.ª do curso de Psicologia da FAACZ, Danielle Guss.

 

Na ocasião, professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ, bem como pessoas interessadas pela temática participaram do evento que teve como foco principal sensibilizar os participantes sobre a importância de cuidados básicos com a saúde, em especial, conscientizar sobre o Outubro Rosa: movimento internacional de luta contra o câncer de mama.

 

Para a professora Danielle Guss, “o momento foi importante, pois olhamos de forma multidisciplinar para as violências que acometem as diversidades de mulheres. No campo Psi pudemos pensar nas construções que se dão em torno de alguns grupos e precisamos trazer à baila a importância de pensar na raça, gênero e classe social para construirmos o empoderamento é preciso que todas as mulheres acessem seus direitos. Tenham consciência deles e se apropriem das garantias em lei.  Um momento rico de trocas e contribuição para a comunidade discente”, afirmou a palestrante.

 

Segundo a professora do curso de Enfermagem, Layla Mendonça Lírio, falar de saúde da mulher e violência contra a mulher no mês de outubro, são assuntos pertinentes e necessários. “Trazer um olhar de quem está na prática diária é primordial para a formação do aluno de Enfermagem, uma vez que essas ocorrências são uma constante na rotina dos profissionais de saúde. A mesa-redonda foi, sem dúvida, enriquecedora para a formação dos acadêmicos e para aqueles que puderam estar presentes”, ressaltou a docente.

 

De acordo com a estudante do 2º período de Enfermagem, Maria Eduarda dos Santos Ferreira, a palestra sobre o Outubro Rosa foi de grande valia e de grande aprendizado. “Muitas das coisas ditas nos fazem ter um olhar especial para nos mulheres, que no dia a dia acabamos caindo no esquecimento, do nosso valor, dos nossos direitos, do nosso autocuidado. O bom das palestras é que sempre podemos lembrar da importância de ser mulher”, afirmou a universitária.

 

Para a também aluna do curso de Enfermagem, Alanna Coelho de Assis, a mesa-redonda apresentada por profissionais incríveis foi de grande importância. “Nesse mês intensificamos as ações de cuidado e autocuidado com programações e ofertas de saúde à mulher. A importância do Outubro Rosa vai além do cuidado do corpo, é cuidar de si como um todo para se sentir bem consigo mesma”, pontuou a estudante do 8º período.

 

A universitária da FAACZ finalizou dizendo: “Também foi abordado sobre a violência contra a mulher, que sofre vários tipos de abusos que vem refletir de várias formas na saúde dessa mulher e a importância de se cuidar, se valorizar, pois esse cuidado vai muito além do que o físico, mas também o emocional, mental, social e espiritual. O cuidado tem que ser diário, realizando consultas regularmente e acima de tudo valorizar a vida”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste