Novos membros: FAACZ sedia Sessão Solene da Academia Aracruzense de Letras

Foto: Ariel Cerri

 

Na última quarta-feira (20/11), aconteceu nas dependências da FAACZ a Sessão Solene em comemoração ao sexto ano de fundação da Academia Aracruzense de Letras (ACAL). O dia 20 de novembro, além de marcar a fundação da ACAL, também é a data que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Na ocasião, foi realizada a posse de quatro novos membros efetivos: Fernanda Farina Fraga, Geraldo Magela da Silva Araujo, Luiza Bressanelli Medina e Maria da Penha Pedrini Seschini.

 

A cerimônia contou com a presença da presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral; da diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; de membros fundadores e efetivos da ACAL; amigos e familiares dos novos acadêmicos.  Também estiveram presentes o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri; secretários municipais e servidores públicos; e o assessor do deputado estadual Erick Musso, Ronald De Angeli.

 

Na abertura, os hinos nacional e de Aracruz foram transmitidos no telão e foi apresentado ao público o hino da ACAL, que tem letra e música de Dásio Roberto Scopel de Amorim e arranjo do maestro Lucas Déles, que na ocasião entoou o hino da Academia com acompanhamento de seus alunos músicos ao violino.

 

A confreira e vice-presidente da ACAL, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, foi a anfitriã da noite e fez menção a conselheira da FSJB Dalva Celina Cuzzuol Pimentel como presidente de honra da Academia, em reconhecimento pela dedicação à educação de Aracruz. A ACAL além do município de Aracruz, também abrange os municípios de Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

 

“Esse momento é histórico para a memória do povo de Aracruz, pois estamos aqui presidindo essa Sessão e a partir de hoje temos quatro novos membros. A ACAL tem como objetivo disseminar o conhecimento, os saberes e incentivar a produção literária, valorizar a cultura, a poesia, a ciência, a música, a filosofia, os deveres cívicos e educacionais promovendo ações que possam divulgar as letras em todas as suas expressões. A ACAL é uma realidade e hoje completa seis anos”, ressaltou a confreira e vice-presidente da ACAL.

 

Em seguida, os novos acadêmicos tomaram posse, com a apresentação de seus currículos e de seus respectivos patronos feita pela confreira Marlene Gomes Teixeira. Logo após, os acadêmicos foram diplomados por membros fundadores e pela vice-presidente da ACAL. O juramento oficial da ACAL foi realizado pela acadêmica Luiza Bressanelli Medina e repetida pelos novos membros. Logo após, a acadêmica Fernanda Farina Fraga fez um aclamado discurso em nome dos diplomados.

 

A saudação aos novos membros foi feita pelo confrade Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti. No encerramento da Sessão, o confrade Geraldo Magela da Silva Araujo conduziu um momento literário em comemoração aos seis anos de fundação da ACAL. Em seguida, a confreira Maria da Penha Pedrini Seschini entregou flores à Jane Cometti, da Biblioteca Pública de Aracruz, a guardiã das obras literárias do município.

 

Por fim, o confrade Rogério Sarmenghi fez a entrega de um exemplar de seu livro, “Belezas e Riquezas do Afro-brasileiro”, à presidente da FSJB, Celi Cabral, pela parceria com a Academia Aracruzense de Letras e pelo comprometimento com a educação realizado pelo Centro Educacional de Aracruz (CEA) e pelas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), assim como por sua mantenedora: a Fundação São João Batista.

 

Membros efetivos da Academia Aracruzense de Letras

 

Membros

Cadeira

Patronos/Patronas

Acácia Gleci do Amaral Teixeira

1

Luiz Theodoro Musso

Dásio Ronaldo Scopel de Amorim

2

Francisco Correia de Amorim

Marlene Gomes Teixeira

3

Placidino Passos

Linete Ribeiro Patrocínio

4

Samoel Costa

Antônio Vescovi Possato

5

Hilda Brito

Gabriel Filipe Rodrigues de Souza

6

Francisco Monteiro Bermudes

Helder Tabosa Delfino

7

Sérgio Felício

Rogério Márcio Sarmenghi

8

Monsenhor Guilherme Schmitz

Lino Baroni

9

Hilário Soneghet

Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti

10

Narceu de Paiva Filho

Marcelo Loureiro Ucelli

11

José Maria Coutinho

Saulo Rodrigues Meirelles

12

Abílio Correia de Amorim

Maria Celeste Teixeira do Amaral Gonçalves

13

Primo Bitti

Gilton Luis Ferreira

14

Mário José Jahel

Fernanda Farina Fraga

15

Prof.ª Rachel Farina Secomandi

Geraldo Magela da Silva Araujo

16

Padre Francisco Antunes da Siqueira

Luiza Bressanelli Medina

17

Leopoldo Garcia Brandão

Maria da Penha Pedrini Seschini

18

José Maria Trazzi

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box